PRÁTICA EDUCATIVA USANDO O SISTEMA SIENA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Diante da necessidade de tornar as aulas de ciências mais atrativas para os estudantes, o professor precisa criar novas estratégias para aumentar o interesse, a atenção e o entusiasmo do aluno em sala de aula. Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo pesquisar, como a construção e a utilização de uma sequência didática no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA) contribui para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem em conteúdos de Ecologia do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Sapucaia do Sul. Neste trabalho apresenta-se a investigação, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de uma sequência didática eletrônica para o 6° ano do Ensino Fundamental com o tema Ecologia. A sequência didática foi desenvolvida utilizando o SIENA, que é um sistema para apoio ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de qualquer conteúdo, desenvolvido pelo convênio de pesquisa entre o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Brasil, em convênio com o Grupo de Tecnologias Educativas, da Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, Espanha. Para o desenvolvimento da sequência didática no SIENA foram necessárias as seguintes ações: o desenvolvimento de um mapa conceitual com o conteúdo, criação de um grafo de conceitos que foram trabalhados, e para cada conceito há uma sequência didática e um teste adaptativo com 30 perguntas. A presente pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas. A primeira etapa consistiu na elaboração do instrumento de pesquisa na plataforma SIENA criando o grafo com os conteúdos de Ecologia, o material de estudo através de um levantamento bibliográfico dos conceitos do conteúdo de Ecologia e a sequência didática eletrônica com o conteúdo a ser trabalhado com os alunos e os testes adaptativos. A segunda etapa envolveu a exposição dialogada da matéria de Ecologia em sala de aula e a aplicação do pré-teste. Na terceira etapa ocorreu a utilização da plataforma SIENA
aplicando a sequência didática e os testes adaptativos e a aplicação do pós-teste. A quarta etapa envolveu a análise dos conteúdos adquiridos pelos alunos através dos testes adaptativos no SIENA, que estimam o grau de conhecimento do aluno para cada conceito, de acordo com as respostas dadas pelo estudante. Os dados obtidos foram avaliados com base nas ferramentas da estatística descritiva ou na análise de conteúdo. As respostas foram expressas em frequência. Para comparação entre os valores do pré e pós-teste, utilizou-se o teste t de Student para amostras pareadas e o teste Não-paramétrico de Wilcoxon. As diferenças foram consideradas significativas quando p< 0,05. A análise estatística dos dados foi feita no software SPSS versão 10.1. Comparando as respostas entre os testes, observamos que a maioria dos alunos apresentou maior número de acertos no pós-teste, se constituindo em um indicador de que a sequência didática eletrônica pode ajudar o professor a promover a aprendizagem dos conteúdos e possibilitar a aproximação dos alunos ao conhecimento científico, demonstrando que foi possível rever e aprender o conteúdo de Ecologia de uma maneira mais simples e divertida. Porém, também ficou evidente a dificuldade dos alunos em conceituar Ecologia, cadeia alimentar, relações harmônicas e relações desarmônicas.
aplicando a sequência didática e os testes adaptativos e a aplicação do pós-teste. A quarta etapa envolveu a análise dos conteúdos adquiridos pelos alunos através dos testes adaptativos no SIENA, que estimam o grau de conhecimento do aluno para cada conceito, de acordo com as respostas dadas pelo estudante. Os dados obtidos foram avaliados com base nas ferramentas da estatística descritiva ou na análise de conteúdo. As respostas foram expressas em frequência. Para comparação entre os valores do pré e pós-teste, utilizou-se o teste t de Student para amostras pareadas e o teste Não-paramétrico de Wilcoxon. As diferenças foram consideradas significativas quando p< 0,05. A análise estatística dos dados foi feita no software SPSS versão 10.1. Comparando as respostas entre os testes, observamos que a maioria dos alunos apresentou maior número de acertos no pós-teste, se constituindo em um indicador de que a sequência didática eletrônica pode ajudar o professor a promover a aprendizagem dos conteúdos e possibilitar a aproximação dos alunos ao conhecimento científico, demonstrando que foi possível rever e aprender o conteúdo de Ecologia de uma maneira mais simples e divertida. Porém, também ficou evidente a dificuldade dos alunos em conceituar Ecologia, cadeia alimentar, relações harmônicas e relações desarmônicas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.