EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ações desenvolvidas e concepções de gestores, professores e estudantes em escolas de Boa Vista-RR

Maria Luiza Coelho de Souza

Resumo


A escola, por ser um local em que háinteração para construção de novos conhecimentos e aprendizagem de novos conceitos, propicia o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da saúde e qualidade de vida dos educandos. O tema central desta dissertação é Educação emSaúde e envolve asações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), Projeto Olho Vivo e Programa Incremental de Saúde Bucal, todos de natureza governamental e desenvolvidos nas escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental em Boa Vista, Estado de Roraima, Para responder ao problema sobre como as ações voltadas para a Educação em Saúde podem contribuir para a qualidade de vida do educando, realizou-se uma pesquisa do tipo quali-quantitativa, utilizando-se o método hermenêutico e a técnica de análise de conteúdo, cujos objetivos foram averiguar a vinculação das ações dos os Programas de Saúde desenvolvidos nas escolas estaduais com os conteúdos de Ciências do Ensino Fundamental, analisar asconcepções de gestores e professores sobre os Programas de Saúde desenvolvidosna escola em relação à realidade vivenciada por eles e investigar junto aos alunos se e como as ações dos Programas de Saúde desenvolvidos na escola contribuempara a melhoria da sua qualidade de vida. Os sujeitos da investigação foram 3 gestores escolares, 9 professores de diversas disciplinas e 150 estudantes de 5º a 9º ano do Ensino Fundamental, todos do universo de 3 escolas públicas estaduais que desenvolvem ações sistemáticas de Educação em Saúde. Entre os Instrumentos de Coleta de Dados (ICD), constam questionários com uso da Escala Likert e entrevistas semiestruturadas. O estudo mostrou que, embora gestores e professores considerem de extrema importância as ações dos projetos e programas de Educação em Saúde que se realizam no ambiente escolar, esse trabalho não tem continuidade quandoda saída das equipes de saúde da unidade de ensino,e que, apesar de os alunos também considerarem importantes as ações dos projetos e programas desenvolvidos na escola, eles ainda não associam os Programas de Saúde com os conceitos de qualidade de vida, o que demonstra que a existência de conteúdos relacionados à saúde nos livros de Ciências não é capaz de garantir que haja de fato Educação em Saúde no dia a dia dos educandos, de modo a refletir na sua formação integral como cidadão.

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