FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA

Joelma Fatima Torrel Mattei

Resumo


A preocupação com um ensino de qualidade nos faz pensar na formação do professor que ensina matemática,  em  especial,  professores  dos  anos  iniciais  do  Ensino  Fundamental.  Pesquisas apontam  que  grande  parte  dos  professores  que  ensinam  matemática  nos  anos  iniciais  sentem dificuldades para trabalhar conceitos geométricos com os seus alunos. Assim, nos questionamos: como  a  formação  continuada,  a  partir  das  concepções  iniciais  de  um  grupo  de  professores polivalentes de escolas públicas do município de Canoas/RS sobre o ensino e aprendizagem de Geometria,  pode  contribuir  para  a  prática  docente  deste  grupo?  A  pesquisa  envolveu  16 professores  de duas escolas públicas da rede estadual de ensino. Investigamos as concepções de um  grupo  de  professores  polivalentes  sobre  o  ensino  e  aprendizagem  de  Geometria  nos  anos iniciais  do  Ensino  Fundamental,  analisando  como  a  formação  continuada  contribuiu  para  a prática docente desse grupo. Para este estudo elaboramos cinco etapas, sendo três de formação,
uma  de observação de aulas e uma entrevista semiestruturada individual.  Os resultados apontam que  a  formação  contribuiu  com  a  prática  docente  em  aspectos  relacionados  à  acomodação  do professor,  onde  a  formação  continuada  foi  vista  como  um  incentivo  na  busca  de  novas alternativas de ensino.  Outro aspecto identificado foi  a reflexão  que a formação continuada em geometria  proporcionou  ao  professor  sobre  o  ensino  de  Geometria  e  a  sua  importância  para  a formação do educando.  Podemos  identificar também que a formação continuada que realizamos proporcionou  aos  professores  confiança  para  que  as  mesmas  levassem  para  a  sala  de  aula  um pouco  do  que  vivenciaram  e  surpresas  ao  ver  o  aluno  realizando  de  forma  satisfatória  as atividades que foram propostas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.