FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA
Resumo
A preocupação com um ensino de qualidade nos faz pensar na formação do professor que ensina matemática, em especial, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisas apontam que grande parte dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais sentem dificuldades para trabalhar conceitos geométricos com os seus alunos. Assim, nos questionamos: como a formação continuada, a partir das concepções iniciais de um grupo de professores polivalentes de escolas públicas do município de Canoas/RS sobre o ensino e aprendizagem de Geometria, pode contribuir para a prática docente deste grupo? A pesquisa envolveu 16 professores de duas escolas públicas da rede estadual de ensino. Investigamos as concepções de um grupo de professores polivalentes sobre o ensino e aprendizagem de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando como a formação continuada contribuiu para a prática docente desse grupo. Para este estudo elaboramos cinco etapas, sendo três de formação,
uma de observação de aulas e uma entrevista semiestruturada individual. Os resultados apontam que a formação contribuiu com a prática docente em aspectos relacionados à acomodação do professor, onde a formação continuada foi vista como um incentivo na busca de novas alternativas de ensino. Outro aspecto identificado foi a reflexão que a formação continuada em geometria proporcionou ao professor sobre o ensino de Geometria e a sua importância para a formação do educando. Podemos identificar também que a formação continuada que realizamos proporcionou aos professores confiança para que as mesmas levassem para a sala de aula um pouco do que vivenciaram e surpresas ao ver o aluno realizando de forma satisfatória as atividades que foram propostas.
uma de observação de aulas e uma entrevista semiestruturada individual. Os resultados apontam que a formação contribuiu com a prática docente em aspectos relacionados à acomodação do professor, onde a formação continuada foi vista como um incentivo na busca de novas alternativas de ensino. Outro aspecto identificado foi a reflexão que a formação continuada em geometria proporcionou ao professor sobre o ensino de Geometria e a sua importância para a formação do educando. Podemos identificar também que a formação continuada que realizamos proporcionou aos professores confiança para que as mesmas levassem para a sala de aula um pouco do que vivenciaram e surpresas ao ver o aluno realizando de forma satisfatória as atividades que foram propostas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.