CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL: A RESSIGNIFICAÇÃO A PARTIR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral Investigar junto aos estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos quais os seus conhecimentos, e concepções, em relação ao consumo do álcool e seus efeitos e como práticas pedagógicas podem contribuir para uma ressignificação das concepções prévias acerca do assunto. O projeto foi submetido e recebeu aprovação do Comitê de Ética da ULBRA e CONEP. A pesquisa foi realizada com alunos de Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental e professores em uma escola estadual na cidade de Viamão. A metodologia norteadora foi a pesquisa qualitativa participante. O trabalho foi executado em diferentes etapas que compreenderam atividades como: revisão da literatura, visitas ao ambiente de estudo, aplicação de instrumentos de coleta de dados junto a professores e alunos, observação de turmas de EJA, aplicação de uma sequência didática e criação de peça teatral pelos alunos que foi filmada e posteriormente exibida na escola. Para a realização da peça teatral foi utilizada a técnica do teatro espontâneo. O teatro elaborado pelos alunos constituiu se em importante ferramenta para a criação de espaço de construção, interação e cooperação entre os mesmos, proporcionou o envolvimento direto da pesquisadora com os atores sociais além de possibilitar o recolhimento de dados em situação e ação. Na investigação constatou-se que os alunos atribuem como maiores motivos para o consumo do álcool fatores relacionados à curiosidade, necessidade de
vencer a timidez, problemas de ordem familiar e financeira. Em relação aos efeitos da substância sobre o organismo observou-se que os alunos percebem maior efeito sobre o fígado e desconhecem o efeito sistêmico do consumo sobre o organismo como um todo. Sobre a importância em trabalhar com o assunto, todos os professores declararam achar importante e responderam perceber que, de alguma forma, o consumo do álcool interfere na vida de seus alunos, seja pelo consumo direto por esses, seja pelo consumo de seus genitores. Porém, apesar da percepção de importância, constatou-se que os alunos nunca haviam participado de trabalho sobre o tema. Em relação à percepção dos professores sobre o que os alunos acham sobre o consumo de álcool, constatou-se que circulam entendimentos de que os alunos “não pensam, apenas consomem” e de que este consumo é uma prática habitual do dia a dia desprovido, portanto, de maior importância e, desta forma, não oferecendo riscos. Quanto aos motivos que levam os alunos a beberem, no entendimento dos professores, esses estão relacionados a fatores sociais como companhias e afirmação no grupo. Entre os dez professores entrevistados, quando questionados se se sentiam preparados para trabalhar sobre o assunto, sete responderam não se sentirem preparados. Acredita-se que os resultados obtidos a partir da análise dos dados e da prática educativa, mesmo tendo sido esta pontual e de pequena duração, proporcionaram mudanças nas concepções e conhecimentos
dos alunos e que efetivamente, vale à pena investir tempo e esforço para trabalhar aspectos relacionados à educação em saúde.
vencer a timidez, problemas de ordem familiar e financeira. Em relação aos efeitos da substância sobre o organismo observou-se que os alunos percebem maior efeito sobre o fígado e desconhecem o efeito sistêmico do consumo sobre o organismo como um todo. Sobre a importância em trabalhar com o assunto, todos os professores declararam achar importante e responderam perceber que, de alguma forma, o consumo do álcool interfere na vida de seus alunos, seja pelo consumo direto por esses, seja pelo consumo de seus genitores. Porém, apesar da percepção de importância, constatou-se que os alunos nunca haviam participado de trabalho sobre o tema. Em relação à percepção dos professores sobre o que os alunos acham sobre o consumo de álcool, constatou-se que circulam entendimentos de que os alunos “não pensam, apenas consomem” e de que este consumo é uma prática habitual do dia a dia desprovido, portanto, de maior importância e, desta forma, não oferecendo riscos. Quanto aos motivos que levam os alunos a beberem, no entendimento dos professores, esses estão relacionados a fatores sociais como companhias e afirmação no grupo. Entre os dez professores entrevistados, quando questionados se se sentiam preparados para trabalhar sobre o assunto, sete responderam não se sentirem preparados. Acredita-se que os resultados obtidos a partir da análise dos dados e da prática educativa, mesmo tendo sido esta pontual e de pequena duração, proporcionaram mudanças nas concepções e conhecimentos
dos alunos e que efetivamente, vale à pena investir tempo e esforço para trabalhar aspectos relacionados à educação em saúde.
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