EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ALUNO CEGO: AÇÃO DOCENTE FRENTE À INCLUSÃO
Resumo
Esta pesquisa busca promover reflexões sobre o ensino da Matemática no processo de inclusão de um aluno cego. A investigação apresentada está ancorada em um referencial teórico sobre a Educação Matemática para alunos deficientes visuais (cegos) e em aspectos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Esse referencial foi construído através de um levantamento em artigos publicados em periódicos e em eventos da Educação Matemática e na legislação educacional inclusiva vigente. A investigação constitui-se em uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. São objetos de análise os conteúdos das mensagens das entrevistas semiestruturadas, bem como os dados coletados durante as observações realizadas nas aulas de Matemática de uma classe regular. Esta investigação tem como sujeitos de pesquisa, professores da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul/RS que possuem alunos deficientes visuais frequentando a Educação Básica, professora da Sala de Recursos Multifuncional e um aluno cego da Rede Municipal de ensino. Almeja-se a partir do referencial teórico e da análise dos dados, responder como se desenvolve o processo de ensino da Matemática com um aluno cego em uma classe regular do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, se objetiva
investigar as ações discente e docente na disciplina de Matemática, sobretudo as estratégias e ações de ensino utilizadas por professores de Matemática e professor de sala de recursos para abordar conteúdos matemáticos com um aluno cego. A análise dos dados permite identificar algumas ações docentes que podem influenciarna aprendizagem de conceitos matemáticos desse aluno. Tais ações vão desde a utilização de expressões e verbalismos, como o posicionamento corporal ao mostrar materiais em sala de aula e realizar explicações sem dirigir-se ao aluno cego. Além disso, identificou-se a carência de materiais acessíveis de apoio aos professores, que, de modo geral, não se sentem preparados a trabalhar com alunos que apresentam alguma necessidade educacional especial.
investigar as ações discente e docente na disciplina de Matemática, sobretudo as estratégias e ações de ensino utilizadas por professores de Matemática e professor de sala de recursos para abordar conteúdos matemáticos com um aluno cego. A análise dos dados permite identificar algumas ações docentes que podem influenciarna aprendizagem de conceitos matemáticos desse aluno. Tais ações vão desde a utilização de expressões e verbalismos, como o posicionamento corporal ao mostrar materiais em sala de aula e realizar explicações sem dirigir-se ao aluno cego. Além disso, identificou-se a carência de materiais acessíveis de apoio aos professores, que, de modo geral, não se sentem preparados a trabalhar com alunos que apresentam alguma necessidade educacional especial.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.