PROJETOS DE TRABALHO NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Resumo
Visando qualificar o Ensino Médio no Brasil, propostas de melhorias na educação têm sido apresentadas, enfatizando a importância da investigação educativa e da atitude de pesquisa no processo de ensino e aprendizagem desenvolvidos na escola. Nesse contexto, o trabalho aqui apresentado, tem como objetivo investigar o desenvolvimento, junto a estudantes do Ensino Médio de uma Escola da rede Estadual de Educação do Município de Farroupilha, Rio Grande do Sul, de Projetos de Trabalho que integrem diferentes estratégias, procedimentos e recursos visando à construção de conhecimentos de Matemática próprios desse nível de ensino. Especificamente, busca-se investigar: os conteúdos conceituais matemáticos envolvidos nos temas ou problemas escolhidos pelos estudantes em seus projetos, os conteúdos procedimentais utilizados no desenvolvimento dos projetos, as estratégias utilizadas pelos estudantes e pelo professor ao longo do trabalho, e a possível articulação, no desenvolviment o de projetos, entre Resolução de Problemas, Modelagem Matemática e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. Os Projetos de Trabalho buscam vincular o que se aprende na escola com as preocupações dos estudantes referentes às questões fora do ambie nte escolar, no âmbito cultural, social, político, econômico, o que pode viabilizar um trabalho rico em situações e contextos nos quais a Matemática possa ser utilizada e desenvolvida. Teoricamente a investigação busca respaldo nos aportes de Santos (2011), Malheiros (2008), Mora (2003), Hernández (1998) e Hernández; Ventura (1998). A investigação foi conduzida junto a uma turma composta por 37 estudantes do terceiro do ano do Ensino Médio, em uma perspectiva metodológica qualitativa, onde as ações utilizadas para coletas de dados foram:
observação direta do professor pesquisador, filmagem das principais atividades realizadas pelos alunos, diário de campo do professor e dos estudantes, questionários, apresentação dos trabalhos e relatório final. Os resultado s referentes aos Projetos “Reforma da Escola” e “Lançamento de Projéteis” apontam que a abordagem proposta é uma alternativa para a modificação do papel do estudante, tornando-o sujeito atuante, participativo, capaz de tomar decisões e construir o próprio conhecimento por meio da pesquisa e do estudo em grupo. Durante a realização dos trabalhos foram desenvolvidos conteúdos conceituais em torno da Geometria Plana e Espacial, das Funções Afim e Quadrática, do Movimento Retilíneo Uniforme e Uniformemente Variado, entre outros. Foi possível não só desenvolver novos conteúdos, como também, retomar e aprofundar outros. No planejamento e execução dos trabalhos, conteúdos procedimentais foram colocados em prática, tais como: planejar, elaborar, construir, coletar, usar, aplicar, demonstrar, representar e avaliar. Foram, também, empregadas diferentes ferramentas tecnológicas que auxiliaram e possibilitaram, aos estudantes, realizarem pesquisas, coletar dados, realizar cálculos, construir gráficos, tabelas e plantas, modelar e simular situações diversas, resolver problemas e organizar as ideias. Elementos da Resolução de Problemas foram utilizados para solucionar problemas abertos relacionados a situações reais, que necessitaram de criatividade e de investigação para resolvê-los. Já a Modelagem Matemática permitiu chegar a uma forma especifica de resolver um problema matemático, possibilitando o envolvimento, a participação, a elaboração, a reconstrução e a interpretação coletiva e individual por parte dos participantes do processo.
Assim, considera-se que durante o desenvolvimento dos Projetos de Trabalho abriram -se possibilidades de serem utilizados diferentes procedimentos, estratégias e recursos que contribuíram tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, onde o professor atuou como organizador, mediador e orientador, dividindo com os estudantes o protagonismo do processo educativo.
observação direta do professor pesquisador, filmagem das principais atividades realizadas pelos alunos, diário de campo do professor e dos estudantes, questionários, apresentação dos trabalhos e relatório final. Os resultado s referentes aos Projetos “Reforma da Escola” e “Lançamento de Projéteis” apontam que a abordagem proposta é uma alternativa para a modificação do papel do estudante, tornando-o sujeito atuante, participativo, capaz de tomar decisões e construir o próprio conhecimento por meio da pesquisa e do estudo em grupo. Durante a realização dos trabalhos foram desenvolvidos conteúdos conceituais em torno da Geometria Plana e Espacial, das Funções Afim e Quadrática, do Movimento Retilíneo Uniforme e Uniformemente Variado, entre outros. Foi possível não só desenvolver novos conteúdos, como também, retomar e aprofundar outros. No planejamento e execução dos trabalhos, conteúdos procedimentais foram colocados em prática, tais como: planejar, elaborar, construir, coletar, usar, aplicar, demonstrar, representar e avaliar. Foram, também, empregadas diferentes ferramentas tecnológicas que auxiliaram e possibilitaram, aos estudantes, realizarem pesquisas, coletar dados, realizar cálculos, construir gráficos, tabelas e plantas, modelar e simular situações diversas, resolver problemas e organizar as ideias. Elementos da Resolução de Problemas foram utilizados para solucionar problemas abertos relacionados a situações reais, que necessitaram de criatividade e de investigação para resolvê-los. Já a Modelagem Matemática permitiu chegar a uma forma especifica de resolver um problema matemático, possibilitando o envolvimento, a participação, a elaboração, a reconstrução e a interpretação coletiva e individual por parte dos participantes do processo.
Assim, considera-se que durante o desenvolvimento dos Projetos de Trabalho abriram -se possibilidades de serem utilizados diferentes procedimentos, estratégias e recursos que contribuíram tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, onde o professor atuou como organizador, mediador e orientador, dividindo com os estudantes o protagonismo do processo educativo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.