PROJETOS DE TRABALHO NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Valmir Ninow

Resumo


Visando qualificar o Ensino Médio no Brasil,  propostas de  melhorias na  educação têm sido apresentadas, enfatizando a importância da investigação educativa e da atitude de pesquisa no processo de ensino e aprendizagem desenvolvidos na escola. Nesse contexto, o trabalho aqui apresentado, tem como objetivo investigar o  desenvolvimento, junto a estudantes do Ensino Médio de uma Escola da rede Estadual de Educação do Município de Farroupilha, Rio Grande do Sul, de Projetos de Trabalho que integrem diferentes estratégias, procedimentos e recursos visando  à  construção  de  conhecimentos  de  Matemática  próprios  desse  nível  de  ensino. Especificamente,  busca-se  investigar:  os  conteúdos  conceituais  matemáticos  envolvidos  nos temas  ou  problemas  escolhidos  pelos  estudantes  em  seus  projetos,  os  conteúdos procedimentais  utilizados  no  desenvolvimento  dos  projetos,  as  estratégias  utilizadas  pelos estudantes e pelo professor ao longo do trabalho, e a possível articulação, no desenvolviment o de projetos, entre Resolução de Problemas, Modelagem Matemática e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. Os Projetos de Trabalho buscam vincular o que se aprende na escola  com as preocupações dos  estudantes referentes às questões  fora do ambie nte  escolar, no  âmbito  cultural,  social,  político,  econômico,  o  que  pode  viabilizar  um  trabalho  rico  em situações  e  contextos  nos  quais  a  Matemática  possa  ser  utilizada  e  desenvolvida. Teoricamente a investigação busca respaldo nos aportes de Santos (2011), Malheiros (2008), Mora (2003), Hernández (1998) e Hernández; Ventura (1998). A investigação foi conduzida junto a uma turma composta por 37 estudantes do terceiro do ano do Ensino Médio, em uma perspectiva  metodológica qualitativa,  onde as ações utilizadas para  coletas  de  dados  foram:
observação  direta  do  professor  pesquisador,  filmagem  das  principais  atividades  realizadas pelos alunos, diário de campo do professor e dos estudantes, questionários, apresentação dos trabalhos  e  relatório  final.  Os  resultado s  referentes  aos  Projetos  “Reforma  da  Escola”  e “Lançamento  de  Projéteis”  apontam  que  a  abordagem  proposta  é  uma  alternativa  para  a modificação do papel do estudante, tornando-o sujeito atuante, participativo, capaz de tomar decisões  e  construir  o  próprio  conhecimento  por  meio  da  pesquisa  e  do  estudo  em  grupo. Durante a realização  dos trabalhos  foram  desenvolvidos conteúdos  conceituais  em  torno  da Geometria  Plana  e  Espacial,  das  Funções  Afim  e  Quadrática,  do  Movimento  Retilíneo Uniforme  e  Uniformemente  Variado,  entre  outros.  Foi  possível  não  só  desenvolver  novos conteúdos,  como  também,  retomar  e  aprofundar  outros.  No  planejamento  e  execução  dos trabalhos,  conteúdos  procedimentais  foram  colocados  em  prática,  tais  como:  planejar, elaborar,  construir,  coletar,  usar, aplicar,  demonstrar, representar  e avaliar. Foram, também, empregadas  diferentes  ferramentas  tecnológicas  que  auxiliaram  e  possibilitaram,  aos estudantes, realizarem pesquisas, coletar dados, realizar cálculos, construir gráficos, tabelas e plantas,  modelar  e  simular  situações  diversas,  resolver  problemas  e  organizar  as  ideias. Elementos  da  Resolução  de  Problemas  foram  utilizados  para  solucionar  problemas  abertos relacionados  a  situações  reais,  que  necessitaram  de  criatividade  e  de  investigação  para resolvê-los. Já a Modelagem Matemática permitiu chegar a uma forma especifica de resolver um  problema  matemático,  possibilitando  o  envolvimento,  a  participação,  a  elaboração,  a reconstrução  e a interpretação  coletiva e  individual por  parte dos  participantes   do  processo.
Assim,  considera-se  que  durante  o  desenvolvimento  dos  Projetos  de  Trabalho  abriram -se possibilidades  de  serem  utilizados  diferentes  procedimentos,  estratégias  e  recursos  que contribuíram tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, onde o  professor atuou como organizador, mediador e orientador, dividindo com os estudantes o protagonismo do processo educativo.

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