UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO SECOND LIFE

Jairo Miranda Weber

Resumo


Esta di ssertação relata  o estudo de caso  reali zado  em  2012 com o propósito de  inv estigar  o  potencial  de  micromundos  3D  imersi vos  para  o  ensino  de  Geometria Espacial; em particular, como um  micromundo no  Second Life pode contribuir para o ensino  e  aprendizagem  de  poliedros.  Para  tanto,  foi  construído  um  laboratório  no mundo  v irtual  Second  Life,  onde  objetos  geométricos  di spostos  estrategi camente são  capazes  de  interagir  com  os  aprendizes,  auxiliando-os  na  construção  de definições  acerca  dos  poliedros.  A  pesquisa,  fundamentada  na  Filosofia  do  Logo  de Papert  e  no  Design  Instruci onal  de  Filatro,  foi  di vidida  em  três  fases:  pesquisa bibliográfi ca;  aulas  no  laboratório  e  análise  dos  resultados.  Participaram  do experimento  alunos  do segundo  e  do  terceiro  ano  do  ensino  médio  de  duas  escolas de  Canoas,  sendo  uma  da  ini ciati va  privada  e  outra  da  rede  públi ca  estadual, totalizando  cerca  de  110  alunos  e  26  avatares.  Nesta  dissertação,  apresentamos  a análise  do  experimento  com  o  avatar  Barney,  onde  pudemos  constatar  que  o laboratório  teve  importante  parti cipação  na  aprendizagem  dos  alunos  ao  combinar característi cas do Second Life com técnicas do Design Instrucional.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.