UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO SECOND LIFE
Resumo
Esta di ssertação relata o estudo de caso reali zado em 2012 com o propósito de inv estigar o potencial de micromundos 3D imersi vos para o ensino de Geometria Espacial; em particular, como um micromundo no Second Life pode contribuir para o ensino e aprendizagem de poliedros. Para tanto, foi construído um laboratório no mundo v irtual Second Life, onde objetos geométricos di spostos estrategi camente são capazes de interagir com os aprendizes, auxiliando-os na construção de definições acerca dos poliedros. A pesquisa, fundamentada na Filosofia do Logo de Papert e no Design Instruci onal de Filatro, foi di vidida em três fases: pesquisa bibliográfi ca; aulas no laboratório e análise dos resultados. Participaram do experimento alunos do segundo e do terceiro ano do ensino médio de duas escolas de Canoas, sendo uma da ini ciati va privada e outra da rede públi ca estadual, totalizando cerca de 110 alunos e 26 avatares. Nesta dissertação, apresentamos a análise do experimento com o avatar Barney, onde pudemos constatar que o laboratório teve importante parti cipação na aprendizagem dos alunos ao combinar característi cas do Second Life com técnicas do Design Instrucional.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.