ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MÁTEMÁTICO

Luciene da Silva Pereira

Resumo


O presente trabalho se  constitui em uma investigação sobre o significado da contextualização no âmbito  da  Matemática,  do  seu  ensino  e  da  sua  aprendizagem,  considerando  a  estrutura  atual  do currículo de Matemática no Ensino Médio e as demandas que emergem da escola nesse nível de ensino.  Buscando  desvelar  tanto  aspectos  teóricos  quanto  práticos  da  temática  apontada,  a investigação  se  insere  em  uma  perspectiva  qualitativa,  sendo  que  o  percurso  metodológico estabelecido foi estruturado em três etapas. Em um  primeiro momento foi realizada pesquisa para embasamento  teórico  da  investigação,  onde  foram  abordadas  as  concepções  de  conhecimento matemático, sob as óticas filosóficas e pedagógicas, e a análise do significado da contextualização no  processo  de  ensino  e  aprendizagem  da  Matemática, bem  como  de  suas  possibilidades  de concretização  no  âmbito  do  Ensino  Médio.  Posteriormente  realizou-se  uma  análise  crítica  e reflexiva, a partir das questões que compõem a prova de Matemática e suas Tecnologias dos anos de 2009 e 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tendo como foco as competências e habilidades abordadas, conhecimentos/conteúdos aos  quais as questões se referem e a natureza da contextualização quando presente. Com relação  a competências  e habilidades,  a análise realizada aponta que, de modo geral, todas as competências damatriz estão presentes nas provas analisadas. Porém,  observou-se  que  as  habilidades  não  foram  exploradas  de  forma  equitativa  nas  provas  em
estudo, havendo em uma mesma prova, questões que sereferiam a uma determinada habilidade em detrimento  de  outra.  A  análise  dos  conhecimentos/conteúdos  indicou  a  presença  significativa  de questões que envolviam conhecimentos elementares dearitmética, sendo escassas as questões que exigiam  conhecimentos  algébricos.  A  natureza  da  contextualização,  no  âmbito  das  questões  das provas, está  restrita  a aplicação de conteúdos  conceituais matemáticos  elementares em atividades relacionadas  a  situações  do  cotidiano  e,  em  situações  pontuais,  a  problemas  e  fenômenos  que emergem de outras áreas do conhecimento. Por fim, tomando como referência esses resultados, na terceira fase da investigação, desenvolveu-se uma intervenção didática junto a um grupo de alunos
do 2º ano do Ensino Médio, cujo objetivo consistiu em estruturar, analisar e investigar os resultados de  um  conjunto  de  atividades  sobre  Logaritmos  tendo como  foco  a  contextualização  no  sentido apontado pelas reflexões teóricas realizadas na primeira etapa. As atividades foram desenvolvidas tendo  como  foco  elementos  da  teoria  musical,  chegando-se  a  construção  de  um  modelo  para  a Função  Logarítmica,  bem  como  a  construção  de  um  instrumento  musical  chamado  Vibrafone, utilizado  pelos  estudantes  para  executar  peças  musicais.  A  investigação  apontou  que  a  referida intervenção  didática  estimulou  o  desenvolvimento  de competências,  habilidades  e conhecimentos/procedimentos  matemáticos  os  quais  enfatizam  a  exploração,  a  descoberta,  a formulação de conjecturas, o raciocinar logicamentee o estabelecimento de generalizações acerca de Progressões Geométricas, aplicações e manipulação algébrica das propriedades operatórias dos Logaritmos,  Funções  Logarítmicas  e  conceitos  iniciais  de  Acústica.  Ancorados  nestes  resultados considera-se  que  os  resultados  da  investigação  evidenciam  que  foi  possível  contemplar  o desenvolvimento  de  conhecimentos  práticos  e  contextualizados,  onde  o  critério  central  da contextualização oportunizou conexões entre conceitos matemáticos tanto no que diz respeito a suas aplicações  quanto  a  sua  constituição  enquanto  conteúdo  de  conhecimento  a  ser  desenvolvido  em nível médio.

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