ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MÁTEMÁTICO
Resumo
O presente trabalho se constitui em uma investigação sobre o significado da contextualização no âmbito da Matemática, do seu ensino e da sua aprendizagem, considerando a estrutura atual do currículo de Matemática no Ensino Médio e as demandas que emergem da escola nesse nível de ensino. Buscando desvelar tanto aspectos teóricos quanto práticos da temática apontada, a investigação se insere em uma perspectiva qualitativa, sendo que o percurso metodológico estabelecido foi estruturado em três etapas. Em um primeiro momento foi realizada pesquisa para embasamento teórico da investigação, onde foram abordadas as concepções de conhecimento matemático, sob as óticas filosóficas e pedagógicas, e a análise do significado da contextualização no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como de suas possibilidades de concretização no âmbito do Ensino Médio. Posteriormente realizou-se uma análise crítica e reflexiva, a partir das questões que compõem a prova de Matemática e suas Tecnologias dos anos de 2009 e 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tendo como foco as competências e habilidades abordadas, conhecimentos/conteúdos aos quais as questões se referem e a natureza da contextualização quando presente. Com relação a competências e habilidades, a análise realizada aponta que, de modo geral, todas as competências damatriz estão presentes nas provas analisadas. Porém, observou-se que as habilidades não foram exploradas de forma equitativa nas provas em
estudo, havendo em uma mesma prova, questões que sereferiam a uma determinada habilidade em detrimento de outra. A análise dos conhecimentos/conteúdos indicou a presença significativa de questões que envolviam conhecimentos elementares dearitmética, sendo escassas as questões que exigiam conhecimentos algébricos. A natureza da contextualização, no âmbito das questões das provas, está restrita a aplicação de conteúdos conceituais matemáticos elementares em atividades relacionadas a situações do cotidiano e, em situações pontuais, a problemas e fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento. Por fim, tomando como referência esses resultados, na terceira fase da investigação, desenvolveu-se uma intervenção didática junto a um grupo de alunos
do 2º ano do Ensino Médio, cujo objetivo consistiu em estruturar, analisar e investigar os resultados de um conjunto de atividades sobre Logaritmos tendo como foco a contextualização no sentido apontado pelas reflexões teóricas realizadas na primeira etapa. As atividades foram desenvolvidas tendo como foco elementos da teoria musical, chegando-se a construção de um modelo para a Função Logarítmica, bem como a construção de um instrumento musical chamado Vibrafone, utilizado pelos estudantes para executar peças musicais. A investigação apontou que a referida intervenção didática estimulou o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos/procedimentos matemáticos os quais enfatizam a exploração, a descoberta, a formulação de conjecturas, o raciocinar logicamentee o estabelecimento de generalizações acerca de Progressões Geométricas, aplicações e manipulação algébrica das propriedades operatórias dos Logaritmos, Funções Logarítmicas e conceitos iniciais de Acústica. Ancorados nestes resultados considera-se que os resultados da investigação evidenciam que foi possível contemplar o desenvolvimento de conhecimentos práticos e contextualizados, onde o critério central da contextualização oportunizou conexões entre conceitos matemáticos tanto no que diz respeito a suas aplicações quanto a sua constituição enquanto conteúdo de conhecimento a ser desenvolvido em nível médio.
estudo, havendo em uma mesma prova, questões que sereferiam a uma determinada habilidade em detrimento de outra. A análise dos conhecimentos/conteúdos indicou a presença significativa de questões que envolviam conhecimentos elementares dearitmética, sendo escassas as questões que exigiam conhecimentos algébricos. A natureza da contextualização, no âmbito das questões das provas, está restrita a aplicação de conteúdos conceituais matemáticos elementares em atividades relacionadas a situações do cotidiano e, em situações pontuais, a problemas e fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento. Por fim, tomando como referência esses resultados, na terceira fase da investigação, desenvolveu-se uma intervenção didática junto a um grupo de alunos
do 2º ano do Ensino Médio, cujo objetivo consistiu em estruturar, analisar e investigar os resultados de um conjunto de atividades sobre Logaritmos tendo como foco a contextualização no sentido apontado pelas reflexões teóricas realizadas na primeira etapa. As atividades foram desenvolvidas tendo como foco elementos da teoria musical, chegando-se a construção de um modelo para a Função Logarítmica, bem como a construção de um instrumento musical chamado Vibrafone, utilizado pelos estudantes para executar peças musicais. A investigação apontou que a referida intervenção didática estimulou o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos/procedimentos matemáticos os quais enfatizam a exploração, a descoberta, a formulação de conjecturas, o raciocinar logicamentee o estabelecimento de generalizações acerca de Progressões Geométricas, aplicações e manipulação algébrica das propriedades operatórias dos Logaritmos, Funções Logarítmicas e conceitos iniciais de Acústica. Ancorados nestes resultados considera-se que os resultados da investigação evidenciam que foi possível contemplar o desenvolvimento de conhecimentos práticos e contextualizados, onde o critério central da contextualização oportunizou conexões entre conceitos matemáticos tanto no que diz respeito a suas aplicações quanto a sua constituição enquanto conteúdo de conhecimento a ser desenvolvido em nível médio.
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