HORIZONTES QUE SE ABREM AO PROCESSO EDUCACIONAL MATEMÁTICO QUANDO SE UTILIZAM ATIVIDADES-COM-CALCULADORA-HP50g: UM ESTUDO COM FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar os horizontes, em termos cognitivos, que se abrem ao processo educacional matemático quando são utilizadas atividades envolvendo funções trigonométricas cujo design foi específico em termos de uso de tecnologia. Ao utilizar atividades-com-Calculadora-HP50g (atividades que não podem ser desenvolvidas sem o uso da Calculadora ou que são potencializadas por esse uso, conforme Rosa e Seibert (2010)) questionamos: de que forma os objetivos pedagógicos pensados para as atividades foram ou não cumpridos para o estudo de funções trigonométricas? Como a especificid ade do design se mostra na realização das atividades e no processo educacional matemático? Nesse ínterim, as atividades utilizadas nesta pesquisa foram desenvolvidas anteriormente, na dissertação de mestrado de Nunes (2011), o qual investigou o próprio pro cesso de desenvolvimento (design) dessas atividades por parte de um professor de matemática. Assim, realizamos as atividades desenvolvidas por Nunes (2011) com alunos dos Cursos de Engenharia do Centro Universitário Luterano de Manaus, na disciplina de Cálculo I, para investigar como se mostra o processo educacional matemático quando são utilizadas atividadescom-Calculadora-HP50g envolvendo funções trigonométricas. A pesquisa de cunho qualitativo buscou, por meio dos relatos escritos e dos diálogos entre a lunos e a professora/pesquisadora, identificar indícios do processo educacional em torno da exploração dessas atividades e vislumbrar os horizontes que se abrem ao processo educacional matemático em termos cognitivos (entendidos, nessa pesquisa, como possíveis ações de aprendizagem (MALTEMPI, 2004; ROSA, 2008)). Os resultados revelam que o processo educacional matemático se mostra por meio das ações de aprendizagem do Turbilhão de Aprendizagem (ROSA, 2008), uma vez que, depuração compartilhada, descrição/expressão, execução compartilhada e reflexão/discussão de ideias ocorrem ao realizarmos atividades -com-calculadoraHP50g e, a partir disso, pudemos identificar as especificidades dessas ações ao longo desse processo de investigação , enquanto buscávamos entender como se comportavam os alunos cognitivamente diante das atividades-com-calculadoraHP50g.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.