UTILIZAÇÃO DE TESTE QUANTITATIVO NA AVALIAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES

Alexa Maria Balbinot

Resumo


O estudo do mundo físico, à luz das ciências físicas, oferece ao estudante a oportunidade de
relacionar-se, ao mesmo tempo, com o mundo através de observações experimentais, leis,
princípios, conceitos e representações matemáticas. Ao relacioná-las, entre si e também com
sua interpretação destes fenômenos físicos, os estudantes constroem seus próprios
conhecimentos e concepções a cerca dos mesmos, de modo que estas concepções pessoais
influenciam na aprendizagem dos conceitos científicos, como têm demonstrado pesquisas na
literatura. Testes e estratégias, elaborados para avaliar e explorar estas concepções podem
contribuir para o processo educativo. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o
teor, a freqüência e as relações entre as concepções dos estudantes universitários de física em
situações que envolvem o uso das grandes leis de conservação, mais especificamente em
colisões mecânicas. Os testes foram elaborados a partir do estudo e utilização das concepções
dos estudantes, em colisões mecânicas através das leis de conservação. Os mesmos foram
aplicados, após o ensino tradicional do tema, nos cursos de Engenharia, Licenciatura em
Física, Química, Matemática e cursos Tecnólogos. Após a aplicação, estes instrumentos foram
analisados através de testes estatísticos para uma avaliação das concepções e suas relações
entre as mesmas e conceitos, na resolução de situações-problema propostas aos estudantes. A
partir dos resultados das análises foi possível identificar as concepções que mais se
destacaram, suas possíveis influências na aprendizagem dos conceitos investigados e relações
que os estudantes estabelecem entre as mesmas. Um dos resultados obtidos é que, se há uma
hierarquia de concepções científicas, ao utilizar as leis de conservação em colisões, no topo
desta estaria a lei de conservação da quantidade de movimento, possibilitando uma melhor
compreensão dos demais conceitos, uma vez que este conceito tenha sido bem compreendido.
Através da pesquisa concluiu-se que testes quantitativos, quando bem elaborados,
possibilitam avaliar as concepções dos estudantes e pode-se, ainda, inferir que testes
qualitativos e quantitativos podem medir os mesmos objetivos no desempenho educacional,
demonstrando ser um bom recurso para avaliação e aprendizagem de conceitos físicos.


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