DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM GRUPO COLABORATIVO INTERDISCIPLINAR
Resumo
Com o objetivo de responder ao problema de pesquisa: Como desenvolver um trabalho colaborativo com um grupo de docentes do ensino superior na área de Ciências para a formação pedagógica interdisciplinar? -foi constituído um grupo colaborativo formado por docentes da área de Ciências Biológicas do Ensino Superior de uma IES situada na cidade de Ji-Paraná – Rondônia, com vistas à formação pedagógica interdisciplinar. Todos os participantes eram voluntários. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação numa abordagem simultânea na ação do grupo colaborativo e na pesquisa do próprio grupo. A partir dos trabalhos desenvolvidos, o grupo percebeu a importância de buscar a formação continuada como uma resposta à demanda que a região apresenta. Neste sentido, o grupo colaborativo é uma ferramenta importante para a constante formação do professor. A organização de um grupo colaborativo interdisciplinar constituiu uma importante estratégia para a formação continuada de docentes do ensino superior, pois possibilitou lidar com a reflexão de problemas da prática docente que aparentemente eram individuais, mas que muitas vezes eram compartilhados pelos pares. O compartilhar da palavra possibilitou a percepção da sensibilidade pelo que se sente e peloo que o outro sente. A troca aproximou a realidade de cada docente e oportunizou a superação da condição atual através do compreender o que fazemos, como fazemos e porque o fazemos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.