DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM GRUPO COLABORATIVO INTERDISCIPLINAR

Rosangela Kiekow da Rosa

Resumo


Com  o  objetivo  de  responder  ao  problema  de  pesquisa:  Como  desenvolver  um  trabalho colaborativo  com  um  grupo  de  docentes  do  ensino  superior  na  área  de  Ciências  para  a formação pedagógica interdisciplinar? -foi constituído um grupo colaborativo formado por docentes da área de Ciências Biológicas do Ensino Superior de uma IES situada na cidade de Ji-Paraná  –  Rondônia,  com  vistas  à  formação  pedagógica  interdisciplinar.  Todos  os participantes  eram  voluntários.  Para  tanto,  utilizou-se  como  metodologia  a  pesquisa-ação numa abordagem simultânea na ação do grupo colaborativo e na pesquisa do próprio grupo. A partir  dos  trabalhos  desenvolvidos,  o  grupo  percebeu  a  importância  de  buscar  a  formação continuada  como  uma  resposta  à  demanda  que  a  região apresenta.  Neste  sentido,  o  grupo colaborativo  é  uma  ferramenta  importante  para  a  constante  formação  do  professor.  A organização  de  um  grupo  colaborativo  interdisciplinar  constituiu  uma  importante  estratégia para  a  formação  continuada  de  docentes  do  ensino  superior,  pois  possibilitou  lidar  com  a reflexão  de  problemas  da  prática  docente  que  aparentemente  eram  individuais,  mas  que muitas  vezes  eram  compartilhados  pelos  pares.  O  compartilhar  da  palavra  possibilitou  a percepção da sensibilidade pelo que se sente e peloo que o outro sente. A troca aproximou a realidade  de  cada  docente  e  oportunizou  a  superação da  condição  atual  através  do compreender o que fazemos, como fazemos e porque o fazemos.

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