O MUSEU COMO LUGAR DE PESQUISA NA FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
Resumo
A pesquisa analisou a contribuição do Programa Oficinas de Fauna e Flora do Rio Grande do Sul, concebido pelo Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS para a formação docente, desenvolvido no próprio local, no primeiro semestre de 2013, em três oficinas: Introdução à Paleontologia, Algas e Qualidade Ambiental e Introdução ao Estudo de Poríferos – com 33 indivíduos. A metodologia embasou-se nos Métodos Mistos utilizando como método de investigação o estudo de caso, elaborado com Oficinas Pedagógicas. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se formulário de inscrição on line, questionário semi-estruturado com comentários dos participantes, aplicado em cada uma das oficinas. A partir da análise de resultadosfoi possível depreender que 30 (91%) foram estudantes de licenciatura do curso de Ciências Biológicas e 3 (9%) professores do ensino médio. Do total da amostra 31 (94%) foram mulheres, 20 (60%) jovens até 24 anos, 14 (43%) cursaram o ensino superior e 13 (39%) o ensino médio. No tocante à formação continuada, 17 (52%) ignoraram a pergunta e 11 (33%) participaram de atividades de extensão relacionada à biologia. O aperfeiçoamento e a atualização profissional receberam nessa ordem, 19 (42%) e 11 (24%) respostas. Questionados sobre a divulgação do evento, 16 (49%) salientaram os amigos ou o professor e 13 (39%) o Blog da Fundação Zoobotânica ou o Facebook. Das respostas às questões abertas e comentários emergiram as categorias Conteúdos (Subcategorias - Quanto à forma de abordá-lo, Quanto à quantidade, Quanto à sua contribuição, Quanto à sua aplicação), Carga Horária, Afetividade, Organização (Subcategorias – Os materiais, A divulgação, A equipe e o curso) e A Temática. Através dessa pesquisa, constatou-se que o Programa Oficinas de Fauna e Flora do RS é um importante instrumento de auxilio à prática e formação docente, pois tem nas atividades práticas a forma mais eficaz de aplicar os conhecimentos sobre a biodiversidade do estado. Apesar dos aspectos positivos,
carece de reformulações as quais foram apontadas pelos participantes e que, provavelmente, serão contempladas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.