O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPLORANDO FERRAMENTAS DA WEB PARA A ELABORAÇÃO DE UMA SALA DE AULA VIRTUAL

Roberta Dall Agnese da Costa

Resumo


Em diversos segmentos da sociedade podemos perceber a necessidade de domínio das  Tecnologias  da  Informação  e  da  Comunicação  (TIC).  Nas  escolas  isto  não  é diferente. Cada vez mais surgem metodologias de ensino e aprendizagem  baseadas nas TIC e que procuram responder às necessidades específicas de professores e alunos em diferentes contextos. Neste sentido, este trabalho buscou investigar quais as  contribuições  e  dificuldades  do  uso  de  um  Ambiente  Virtual  de  Aprendizagem (AVA),  elaborado  a  partir  de  ferramentas  disponibilizadas  na  Web,  como  um componente  on-line  e  complementar  da  disciplina  de  Ciências  em  uma  escola pública. Para tanto, procurou-se indicar ferramentas disponíveis na  Web que podem ser  utilizadas  para  a  elaboração  de  um  AVA;  investigar  as  contribuições  e  as dificuldades  da  utilização  destas  ferramentas  para  a  elaboração  do  AVA (nomeadamente em uma turma de Ciências do 9o. Ano); e analisar  as contribuições e  as  dificuldades  do  AVA  elaborado  a  partir  das  percepções  da  professora pesquisadora  e  dos  alunos  participantes.  A  metodologia  escolhida  para  pesquisa adra-se no paradigma qualitativo, conduzida pela abordagem da pesquisa-ação e utilizando-se de instrumentos etnográficos para a geração de dados. Participaram da pesquisa os trinta e seis alunos do nono ano de uma escola pública do município de Canoas e a professora titular da disciplina de Ciências. Quanto aos instrumentos de  coleta  de  dados,  utilizaram-se  questionários  on-line  e  impressos,  bem  como observações  diretas  das  interações  entre  os  participantes,  além  do  Diário  do professor. As questões abertas foram analisadas segundo   a técnica da análise de conteúdo  e  organizadas  em  categorias  e  subcategorias.  Concluiu-se  que  o  AVA contribuiu para o aumento do tempo de estudo dos alunos, assim como para facilitar sua  organização  pessoal  para  os  estudos.   A  maioria  dos  alunos  não  relatou dificuldades em acessar o ambiente, de forma que, foram poucas as interferências ou limitações de seu uso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.