O DESIGN INSTRUCIONAL DE UM APLICATIVO M-LEARNING À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FOCANDO O DESENVOLMENTO DE ATIVIDADES-REFERENTESA-FUNÇÕES-TRIGONOMÉTRICAS-COM-TECNOLOGIAS-MÓVEIS

Fabiana Alves Diniz de Moura

Resumo


Nunes (2011), em seu trabalho de pesquisa, desenvolveu atividades-com-tecnologia relacionadas a funções trigonométricas, sendo essa tecnologia a calculadora gráfica HP 50g. Porém, para que essas atividades possam ser realizadas em sala de aula, é necessário que a calculadora seja adquirida de alguma forma pelos alunos, ou cedida pela instituição de ensino, o que, muitas vezes, não é possível, devido a diversos fatores, principalmente, o financeiro. Por outro lado , segundo a IDC Brasil (2014), o mercado brasileiro de smartphones tem alcançado altos índices de venda dessa tecnologia e, dessa forma, entendemos que há uma ampla possibilidade de que parte dos alunos e professores já possuam essa tecnologia. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo investigar as estratégias de desenvolvimento de um aplicativo M-learning relacionado a atividades-referentes-a-funções-trigonométricascom-tecnologias desenvolvidas por Nunes (2011). Ao pensar em desenvolver um aplicativo que pudesse realizar essas atividades, questionamos a investigação do percurso da professora/programadora/pesquisadora ao desenvolver esse recurso; a investigação das possibilidades de plugar-se no aplicativo por meio de suas interfaces; e a investigação da realização das atividades desenvolvidas por Nunes (2011) no aplicativo desenvolvido. Assim, a pesquisa ocorreu em três etapas que se complementam: a primeira etapa da investigação se constituiu da agregação, leitura e fichamento de obras de autores que abordam conceitos e ideias que permearam a pesquisa; a segunda etapa compreendeu a estruturação do Design Instrucional do aplicativo M-learning voltado ao conteúdo de funções trigonométricas, realizando,para isso, as três primeiras fases do Design Instrucional: análise, design e
desenvolvimento; a terceira etapa abrangeu a análise tanto do desenvolvimento do aplicativo, perpassando por sua utilização, até a realização das atividades de Nunes (2011) no mesmo. A proposta realizada foi de um trabalho investigativo cuja metodologia esteve ancorada no paradigma qualitativo. Os dados foram analisados sob a perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD (ROSA, 2008), sob o viés do Design Instrucional (FILATRO, 2008). A partir dessa pesquisa, compreendemos que o processo de Design Instrucional com o App Inventor, por parte de uma professora/programadora/pesquisadora, visando ao desenvolvimento de um aplicativo M-learning sobre funções trigonométricas, acontece: na realização com o App Inventor (recurso de programação visual para o desenvolvimento de aplicativos móveis), pelas ações do saber-fazer-com; na conexão com o FunTrig(nome dado ao aplicativo desenvolvido nesse trabalho, utilizando a aglutinação das palavras “Funções” e “Trigonométricas”), por meio das ações do ser-com; em imersão no FunTrig, com o pensar-com-o-FunTrig. Os resultados dessa pesquisa abrem perspectivas para acreditar que, na Educação Matemática, as tecnologias disponíveis podem fazer parte do processo de ensino e de aprendizagem, além de
oferecer subsídios para o desenvolvimento de outros recursos informatizados voltados à Educação Matemática, de forma a potencializar a produção do conhecimento matemático.


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