A CONTRIBUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA - RR
Resumo
Na sociedade contemporânea, onde os estudantes convivem e fazem uso cotidianamente dos produtos da ciência e da tecnologia, é inegável a responsabilidade da escola em possibilitar o acesso e o domínio do conhecimento científico e tecnológico aos alunos. Entretanto, para que essa aquisição não se torne apenas acúmulo de informações e, se constitua de fato em uma apropriação crítica e reflexiva, são necessárias práticas pedagógicas no ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino fundamental que tenham como prioridade a participação ativa da criança durante o processo de aquisição do conhecimento, por meio de um ensino desafiador, que contribua de fato para a formação de indivíduos autônomos, críticos e participativos. Dessa forma, compreende-se que o ato de ensinar exige, além do domínio de conteúdos científicos e pedagógicos, os saberes práticos e os valores próprios do modo de fazer e de ser de cada professor, como fundamentais para enfrentar os desafios das situações cotidianas escolares. Diante disso, acredita-se que a mobilização dos saberes docentes, a partir de um processo reflexivo e dialético, pode contribuir para a construção de práticas educativas mais dinâmicas e desafiadoras. Assim, a partir desses pressupostos foi proposto o problema deste trabalho: de que forma os saberes docentes podem contribuir para a superação das práticas pedagógicas tradicionais na disciplina de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para melhor direcionar o caminho percorrido no desenvolvimento da pesquisa e, para poder responder à problemática estabelecida, a pesquisa objetivou investigar de que forma os saberes docentes podem contribuir para a superação das práticas pedagógicas tradicionais na disciplina de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para que tal objetivo fosse alcançado e o problema respondido , executou-se uma pesquisa de natureza descritiva, sendo sua forma de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de campo. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário a uma amostra de 31 professores e, gravada uma entrevista com cinco sujeitos da mesma, um de cada ano de ensino de cinco escolas municipais de Boa Vista-RR. Levando-se em consideração os objetivos específicos da pesquisa, os dados foram organizados em categorias e analisados conforme o método de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que os saberes docentes mobilizados na ação educativa, podem contribuir para a superação das práticas pedagógicas tradicionais na disciplina de
Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, é preciso considerar fatores que são determinantes na constituição e re/construção desses saberes, como a formação inicial, que apesar de ainda ser incipiente contribui para a
construção dos primeiros saberes teórico-metodológicos dos professores. A formação contínua, que de acordo com os resultados, possibilita aos professores, ao longo de sua carreira, refletirem sobre suas concepções e suas práticas para consequentemente aperfeiçoá-la, renová-las ou mesmo refutá-las em prol de práticas mais estimulantes e desafiadoras para os alunos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.