UM ESTUDO DE CASO SOBRE A APRENDIZAGEM DE CONCEITOSDE ELETROMAGNETISMO: A INFLUÊNCIA DA HIPERCULTURA E MEDIAÇÃO DIGITAL.
Resumo
O estudo com relação à aprendizagem de conceitos de Física, envolvendo tecnologias, tem sido tema de pesquisas atuais na área de Ensino de Ciências e Matemática. O presente trabalho busca trazer evidências do impacto destas tecnologias de informação e comunicação em termos das mudanças conceituais resultantes de seu uso, no âmbito do ensino de Eletromagnetismo, tópico pouco investigado dentro da temática de utilização das TIC no aprendizado de conceitos científicos. Para esse fim trabalhamos sob a luz deuma teoria cognitiva baseada na ideia de que a inteligência humana não resulta apenas do funcionamento cerebral, mas também da complementação desse funcionamento pelo processamento auxiliar realizado por estruturas externas ao indivíduo, a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC). O foco da investigação é a compreensão, por parte dos alunos, da lei de Faraday e da lei de Lenz. O grupo observado foi submetido a uma intervenção com a utilização de simuladores computacionais utilizando a técnica instrucional P.O.E (Predizer-Observar-Explicar). Os resultados são indicativos de uma possível aprendizagem por meio da aquisição de drivers e apontam para uma mudança conceitual através da utilização de simuladores, como mediadores. Porém esta não foi à única forma de mediação para a evolução conceitual estudada.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.