Formação Técnica e Preservação Ambiental, Uma Proposta Curricular Integradora

CLAUDIO KAISER

Resumo


Este trabalho teve a finalidade de investigar a formação do Técnico em Manutenção Elétrica, Eletrônica e Mecânica da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato de Taquara e sua atuação nas indústrias e empresas prestadoras de serviços do Vale do Paranhana (Taquara, Parobé, Igrejinha e Três Coroas), buscando a identificação de novos indicadores para o processo de ensino e aprendizagem da Educação Profissional, de forma reflexiva e crítica, com vistas à Preservação Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável. A população alvo foi constituída de trinta e sete (37) professores do Ensino Técnico e cento e setenta (170) alunos do último semestre dos cursos de Eletrotécnica, Eletrônica e Mecânica da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, sessenta e seis (66) empresários, juntamente com setenta (70) técnicos em manutenção elétrica, eletrônica e mecânica, formados pela Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato e atuantes no Vale do Paranhana. A coleta de dados baseou-se em um instrumento de pesquisa do tipo questionário, com dezesseis (16) questões, com o objetivo de investigar como os professores tratam as questões ambientais em sala de aula e se os alunos estão preparados e sensibilizados para tal. Da mesma forma, foram investigados os empresários das indústrias e empresas prestadoras de serviços, bem como técnicos em manutenção formados, sua sensibilidade e atuação nas empresas em relação à Preservação Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável.

A opção pela população coletada nesta região se caracteriza pelo Rio Paranhana, que banha os quatro municípios do Vale e que sofre constantemente com a poluição das empresas causando grande impacto ambiental. Usou-se como elo de ligação para esta dissertação a relação Escola (alunos e professores) –Técnicos em Manutenção (formados pela Escola) – Empresas – Meio Ambiente. As respostas às questões foram relevantes, pois mostraram a disponibilidade dos professores, alunos, técnicos em manutenção e empresários a aceitar sugestões de novas propostas com a necessidade e o desejo de um trabalho em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável do Vale do Paranhana. Após a coleta e análise dos dados, foi sugerida à Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato uma Reestruturação Curricular Integradora na Formação Técnica e Preservação Ambiental.


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