O ENSINO DE GEOMETRIA ATUANDO COMO MODIFICADOR DO PENSAR E DO AGIR
Resumo
A Geometria, por estar tão presente em nosso cotidiano, pode tornar-se despercebida,
ou até mesmo alguns aspectos importantes para o estudo de Geometria parecerem
insignificantes. A presente pesquisa foi realizada com 49 alunos de duas turmas de 4ª séries
na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Ana em Gravataí, Estado do Rio Grande
do Sul, aplicando atividades organizadas de acordo com a teoria de van Hiele, respaldado pela
teoria dos campos conceituais de Vergnaud, com o objetivo de desenvolver a observação dos
alunos, através de acompanhamento contínuo durante os 14 encontros realizados.
Percebemos que facilitamos o desenvolvimento do pensamento geométrico nestes alunos,
possibilitando que atingissem o nível do reconhecimento (1º nível), conforme a teoria de van
Hiele
Optamos em fazer uma pesquisa participante, diante das atividades e envolvimento ao
qual nos propomos realizar. As atividades aplicadas foram desenvolvidas tendo sempre como
meta o exercício da observação, vislumbrando, assim, um possível caminho para melhorar a
compreensão de noções em Geometria, aumentando a eficiência no ensino desta disciplina.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.