A CALCULADORA HPI7BII+ COMO APORTE TECNOLÓGICO NOENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO PRONATEC: POSSIBILIDADE PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA
Resumo
O ano de 2013 registrou um elevado número de famílias endividadas em nosso país. Documentos oficiais reconhecem a necessidade dos cidadãos contemporâneos em ter diversas competências matemáticas, dentre elas a capacidade de agir como consumidor prudente. Além destes documentos oficiais, pesquisas direcionadas à educação e à Educação Matemática, reconhecem como dever da educação básica, capacitar seus estudantes para agir em seu meio. Entendendo que as instituições de ensino não podem abster-se desses fatos socialmente relevantes, este trabalho pesquisou o uso da calculadora financeira HP-17BII+ no ensino de matemática financeira, para alunos do curso Técnico em Vendas,oferecido pelo Programa Nacional de Acesso
ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Dessa forma, tratou-se de investigar se o uso da calculadora em questão, nas aulas de matemática financeira, contribui para uma aprendizagem significativa do conteúdo para os alunos do PRONATEC. Os dados, analisados na pesquisa, foram obtidos por meio de um experimento no qual treze alunos matriculados na disciplina de matemática financeira II, constante no currículo do curso, estudaram tópicos de matemática financeira instrumentados pelo recurso tecnológico. Após essa fase da investigação, a professora titular da disciplina, bem como os estudantes, expressaram suas opiniões acerca do evento por meio de questionários. A análise dos dados, apoiada na teoria de David Ausubel, assim como, em leituras
contemporâneas, apresentou indicativos de uma aprendizagem significativa do tema. Concluiu-se que o equipamento constitui-se como importante ferramenta contextualizadora, integrando o ensino de matemática financeira com seus elementos: a linguagem matemática, suas aplicações e recursos tecnológicos pertinentes. A interação realizada pelos alunos, entre os conhecimentos novos e antigos, relativos a essas diferentes áreas do conhecimento, contribui para uma aprendizagem significativa e, em especial, da aprendizagem significativa crítica relativa ao tema abordado. O produto dessa aprendizagem resulta na aquisição de significados mais próximos do cotidiano, ou seja, distanciando-se de um estudo voltado exclusivamente à matemática e tendendo a uma educação financeira.
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