APROXIMAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo “investigar, a partir de um curso de formação continuada em rede social, as concepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre conceitos matemáticos e alfabetização envolvidos na aquisição da Língua Escrita. O fundamento dessa investigação surge, pois, pouco ainda é feito em relação à integração da Matemática com a Língua Materna. Há um desconhecimento de como são importantes os conhecimentos que a Matemática oferece para a aquisição da Língua Escrita. A temática sobre a relação entre Matemática e Alfabetização é pertinente para que ocorra uma ressignificação de práticas docentes, que possuem como ponto chave o desenvolvimento infantil escolar. Para contemplar a complexidade da inter-relação, buscou-se a abordagem metodológica qualitativa como uma possibilidade de análise consistente dos achados. Para os professores interessados,de forma voluntária, foi propiciada uma formação continuada em ambiente virtual, para que a temática – Matemática e Alfabetização, fosse discutida. Os sujeitos participantes da pesquisa foram professores da Educação Básica, licenciandos ou licenciados em Pedagogia e Matemática, que atuavam na rede pública e privada da região metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se verificar quais são as concepções iniciais evidenciadas por professores dos Anos Iniciais sobre os conceitos matemáticos e o processo de alfabetização e identificar possíveis ressignificações de concepções que articulem a Matemática à Alfabetização no processo de aquisição da Língua Escrita.Identificou-se, inicialmente, que a articulação da Matemática com a Alfabetização em Língua Materna estava muito ligada ao Português dentro da Matemática. Ao final, os participantes começaram a trazer em seus discursos uma nova compreensão, agora sobre o quanto a Matemática é base também para as questões de forma e conteúdo de qualquer construção em Língua Portuguesa. Nesse sentido, foram identificadas ressignificações que articulam a Matemática à Alfabetização no processo de aquisição da Língua Escrita.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.