UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Camila da Silva Nunes

Resumo


Nesta  pesquisa  apresenta-se  a  investigação,  a  produção,  o  desenvolvimento,  a implementação e a avaliação  de um material de aprendizagem destinado ao Ensino de Estatística na Educação Básica. Na elaboração desse material foram seguidas as etapas e princípios de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, visando a auxiliar o aluno no  processo de uma Aprendizagem Significativa,  por meio dos seus conhecimentos prévios,  da  sua disposição para aprender e  do  auxílio de um material potencialmente  significativo.  Sendo  assim, no decorrer deste trabalho, apresenta-se  a  Teoria  da  Aprendizagem  Significativa,  bem  como  as  etapas  e  os princípios para  a construção de uma UEPS. O material em  questão, assim como  o questionário  inicial e final  foram  aplicados  em uma turma  de 25 alunos do  terceiro ano  do  Ensino  Médio  na  disciplina  de  Matemática  no  Colégio  Estadual  Professor Nicolau  Chiavaro  Neto  no  Munícipio  de  Gravataí/RS.  O  objetivo  da  pesquisa  foi investigar  se  a  aplicação  da  UEPS  pode  gerar  Aprendizagem  Significativa  em relação  à  aprendizagem  de  Estatística.  Nesse  sentido,  os  conteúdos  estatísticos envolvidos  na  UEPS  foram  os  conceitos  básicos  de  Estatística,  distribuições  de frequências, construção e interpretação de gráficos, medidas de tendência central e medidas de dispersão.  Com base nos  dados coletados e de sua análise, conclui-se que  o material,  elaborado a partir  dos conhecimentos prévios  dos alunos, serviu de alicerce  para uma aprendizagem  alicerçada na interação e  na  assimilação entre os conhecimentos  já  adquiridos  pelos  estudantes  e  os  novos  conteúdos  a  serem estudados,  gerando,  dessa  forma,  evidências  de  um  conhecimento  rico  em significados.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.