UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Nesta pesquisa apresenta-se a investigação, a produção, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de um material de aprendizagem destinado ao Ensino de Estatística na Educação Básica. Na elaboração desse material foram seguidas as etapas e princípios de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, visando a auxiliar o aluno no processo de uma Aprendizagem Significativa, por meio dos seus conhecimentos prévios, da sua disposição para aprender e do auxílio de um material potencialmente significativo. Sendo assim, no decorrer deste trabalho, apresenta-se a Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como as etapas e os princípios para a construção de uma UEPS. O material em questão, assim como o questionário inicial e final foram aplicados em uma turma de 25 alunos do terceiro ano do Ensino Médio na disciplina de Matemática no Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto no Munícipio de Gravataí/RS. O objetivo da pesquisa foi investigar se a aplicação da UEPS pode gerar Aprendizagem Significativa em relação à aprendizagem de Estatística. Nesse sentido, os conteúdos estatísticos envolvidos na UEPS foram os conceitos básicos de Estatística, distribuições de frequências, construção e interpretação de gráficos, medidas de tendência central e medidas de dispersão. Com base nos dados coletados e de sua análise, conclui-se que o material, elaborado a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, serviu de alicerce para uma aprendizagem alicerçada na interação e na assimilação entre os conhecimentos já adquiridos pelos estudantes e os novos conteúdos a serem estudados, gerando, dessa forma, evidências de um conhecimento rico em significados.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.