FORMAÇÃO CONTINUADA: A CALCULADORA COMO UM RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA

Ilisandro Pesente

Resumo


A  presente  dissertação  está  integrada  ao  projeto  Formação  Continuada  de  Professores  em Ciências e Matemática visando o desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania, do Observatório  de  Educação,  2010-2014,  da  CAPES,  do  Programa  de  Pós-Graduação  em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em  parceria  com  a  HP  Calculadoras.  A  pergunta  norteadora  foi:  Cursos  de  Formação Continuada  com  possibilidades  do  uso  da  calculadora  em  aulas  de  Matemática  do  Ensino Fundamental  permitem  que  os  professores  reflitam  sobre  a  importância  da  utilização  desse recurso  e  o  incorporem  ao  seu  planejamento  curricular?  O  objetivo  geral  foi  investigar  se cursos  de  Formação  Continuada  com  atividades  didáticas  explorando  as  potencialidades  do uso  da  calculadora  em  aulas  de  Matemática  do  Ensino  Fundamental  possibilitam  que  os professores  de  Matemática  incorporem  esse  recurso  ao  seu  planejamento  curricular.  Para alcançar este objetivo foram traçados os seguintes objetivos específicos: Investigar atividades e  situações  em  que  a  utilização  da  calculadora  possibilite  a  construção  do  conhecimento matemático com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano); Investigar se cursos  de  Formação  Continuada  com  professores  de  Matemática  instrumentalizam  para  a utilização da calculadora em sala de aula; Investigar a concepção dos professores sobre o uso da calculadora nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental; Investigar as possibilidades e limitações da construção de um ambiente de aprendizagem online (via plataforma  Moodle) que possibilite a instrumentalização do professor de Matemática ao uso da calculadora como recurso  didático.  A  investigação  se  desenvolveu  a  partir  de  processos  de  Formação Continuada, para isto foram desenvolvidas 5 minicursos e um curso pela plataforma  Moodle, onde foram desenvolvidas as atividades didáticas investigadas com o uso da calculadora em sala de aula de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A coleta dos dados foi realizada através de  um  questionário  semiestruturado,  e  das  discussões  e  reflexões  desenvolvidas  no  curso EAD.  A  análise  dos  dados  apresenta  um  caráter  qualitativo,  uma  vez  que  se  trata  de  uma metodologia  exploratória,  na  qual  estimula  os  investigados  a  pensarem  livremente  sobre  o tema.  A  pesquisa  qualitativa  traz  aspectos  subjetivos  de  maneira  espontânea.  É  utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. Entende-se a Formação Continuada como uma forma de reflexão da  prática  docente,  como  um  aperfeiçoamento  do  perfil  profissional  e  como  um  requisito fundamental  para  as  transformações  que  se  fazem  necessárias  na  educação,  fazendo  assim, parte  de  um  processo  permanente  de  desenvolvimento  profissional.  Portanto  a  Formação Continuada visa à formação docente após a formação inicial, com a intenção de estabelecer mudanças significativas na ação educativa e promover uma nova aquisição de conhecimentos, com vistas ao desenvolvimento pessoal e profissional. Os resultados apontam que a Formação Continuada  de  professores  é  importante  para  um  repensar  sobre  a  prática  docente  e  sobre possibilidades  de  reflexões  nas  concepções  enraizadas  em  discursos  dos  professores,  sem fundamentações.  Atividades  planejadas  e  desenvolvidas  com  objetivos  devidos  são responsáveis  pela  aprendizagem  dos  alunos  acompanhadas  de  ferramentas  didáticas (calculadora) e de como o professor a conduz. Entende-se que tanto os minicursos quanto o curso em EAD, possibilitaram reflexões sobre a prática docente nos professores participantes, instrumentalizando-os  ao  uso  da  calculadora  como  um  recurso  didático  nas  aulas  de Matemática, e que é possível incorporar esta ferramenta no desenvolvimento dos conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental.

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