FORMAÇÃO CONTINUADA: A CALCULADORA COMO UM RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA
Resumo
A presente dissertação está integrada ao projeto Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática visando o desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania, do Observatório de Educação, 2010-2014, da CAPES, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em parceria com a HP Calculadoras. A pergunta norteadora foi: Cursos de Formação Continuada com possibilidades do uso da calculadora em aulas de Matemática do Ensino Fundamental permitem que os professores reflitam sobre a importância da utilização desse recurso e o incorporem ao seu planejamento curricular? O objetivo geral foi investigar se cursos de Formação Continuada com atividades didáticas explorando as potencialidades do uso da calculadora em aulas de Matemática do Ensino Fundamental possibilitam que os professores de Matemática incorporem esse recurso ao seu planejamento curricular. Para alcançar este objetivo foram traçados os seguintes objetivos específicos: Investigar atividades e situações em que a utilização da calculadora possibilite a construção do conhecimento matemático com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano); Investigar se cursos de Formação Continuada com professores de Matemática instrumentalizam para a utilização da calculadora em sala de aula; Investigar a concepção dos professores sobre o uso da calculadora nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental; Investigar as possibilidades e limitações da construção de um ambiente de aprendizagem online (via plataforma Moodle) que possibilite a instrumentalização do professor de Matemática ao uso da calculadora como recurso didático. A investigação se desenvolveu a partir de processos de Formação Continuada, para isto foram desenvolvidas 5 minicursos e um curso pela plataforma Moodle, onde foram desenvolvidas as atividades didáticas investigadas com o uso da calculadora em sala de aula de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário semiestruturado, e das discussões e reflexões desenvolvidas no curso EAD. A análise dos dados apresenta um caráter qualitativo, uma vez que se trata de uma metodologia exploratória, na qual estimula os investigados a pensarem livremente sobre o tema. A pesquisa qualitativa traz aspectos subjetivos de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. Entende-se a Formação Continuada como uma forma de reflexão da prática docente, como um aperfeiçoamento do perfil profissional e como um requisito fundamental para as transformações que se fazem necessárias na educação, fazendo assim, parte de um processo permanente de desenvolvimento profissional. Portanto a Formação Continuada visa à formação docente após a formação inicial, com a intenção de estabelecer mudanças significativas na ação educativa e promover uma nova aquisição de conhecimentos, com vistas ao desenvolvimento pessoal e profissional. Os resultados apontam que a Formação Continuada de professores é importante para um repensar sobre a prática docente e sobre possibilidades de reflexões nas concepções enraizadas em discursos dos professores, sem fundamentações. Atividades planejadas e desenvolvidas com objetivos devidos são responsáveis pela aprendizagem dos alunos acompanhadas de ferramentas didáticas (calculadora) e de como o professor a conduz. Entende-se que tanto os minicursos quanto o curso em EAD, possibilitaram reflexões sobre a prática docente nos professores participantes, instrumentalizando-os ao uso da calculadora como um recurso didático nas aulas de Matemática, e que é possível incorporar esta ferramenta no desenvolvimento dos conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental.
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