OBSERVAR COM SENTIDO: UM EXPERIMENTO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MA TEMÁTICA ENVOLVENDO A UTILIZAÇÃO DO RPG
Resumo
A competência de Observar com Sentido busca um olhar profissional para a educação por meio de uma tomada de decisão de ação.Esta dissertação apresenta um experimento realizado com alunos no início de sua formação inicial em licenciatura em Matemática da Universidade Luteranado Brasil, com o objetivo de Investigar os aspectos que apoiam o desenvolvimentoda competência de Observar com Sentido em estudantes de Licenciatura em Matemática em um contexto Blearning, analisando uma situação-problema com alunos do Ensino Fundamental envolvidos em um jogo de interpretação de personagens. Para alcançar este objetivo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: construir uma situação de Resolução de Problemasenvolvendo um jogo de interpretação de personagens com situações matemáticas, implementar (desenvolver, aplicar, analisar) o ambiente de investigação de uma interação on-linecom um grupo de alunos de Licenciatura em Matemática, investigar se estudantes de Matemática Licenciatura, em formação inicial, identificam potencialidades de uma atividade de Resolução de Problemas envolvendo um jogo de interpretação de personagens com alunos do Ensino Fundamental e Investigar as interações e as discussões de um grupo de licenciandos em Matemática em um experimento com análise de vídeos, em um ambiente b-learning, buscando identificar o “identificar”, “interpretar” e “tomar decisão” na competência de Observar com Sentido. A interação entre os licenciandos ocorreu de maneira b-learning,uma vez que possui etapas presenciais, em sala de aula, e etapas a distância, na plataforma moodle, no formato de fórum. Para analisar se ocorreu o desenvolvimento de tal competência, utilizou-se a análise argumentativa de Toulmin, que, por sua vez, analisa os argumentos dos licenciandos separando-os em “dado”, “justificativa” e “conclusão”, podendo assim gerar um veredicto sobre a argumentação dos alunos a respeito da atividade. Percebeu-se que os licenciandos possuem dificuldades em tomar atitudes de ação frente a uma situação-problema, no entanto o experimento proporcionou uma oportunidade de melhorar esse aspecto, mostrando que a competência de Observar com Sentidopode ter sido desenvolvida com experimentos desta natureza.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.