DA PRÁTICA À TEORIA: CAMINHOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA NA ESCOLA

Janaina Freitas dos Santos

Resumo


A pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar como a formação in loco pode influenciar  na  tomada  de  decisões  do  professor  frente  à  prática  pedagógica  de Matemática  nos  anos  iniciais  do  Ensino  Fundamental.  O  universo  pesquisado envolveu  oito  professoras  dos  anos  iniciais  de  uma  escola  pública  de  São Leopoldo/RS  que participaram  da formação continuada em matemática realizada na escola.  As ideias discutidas  na formação continuada de professores  in loco  tiveram como  foco  a  resolução  de  problemas  matemáticos  aditivos  e  multiplicativos  com vistas  ao  aprimoramento  do  desempenho  dos  alunos  do  Ensino  Fundamental.  A metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo, tratando-se de um estudo de caso.Coletaram-se  dados  através  de  entrevistas  semiabertas  e  de  análise  documental dos  Planos de  Estudo da escola  e  de atividades dos  cadernos de planejamento  de Matemática  de  duas  professoras.  Os  resultados  da  pesquisa  apontam  que  o professor  tem  papel  fundamental  frente  ao  desenvolvimento  do  que  está estabelecido nos documentos oficiais e  à  sua prática efetiva em sala  de aula. Sua decisão  frente  ao  que  deve  ser  ensinado  e  de  como  deve  ser  ensinado  pode  ser desde  o  papel  passivo  de  simplesmente  seguir  o  que  está  posto ,  como  a  de  um profissional reflexivo que utiliza seus conhecimentos e a sua autonomia para propor e buscar novas alternativas frente a situações educativas.

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