NÚMEROS DECIMAIS E O TEMA TRANSVERSAL TRABALHO E CONSUMO: UM EXPERIMENTO UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA
Resumo
No dia a dia utilizam-se os Números Decimais em diversas situações, como em medidas, temperaturas, valores de produtos, entre outras aplicações, o que sinaliza a importância da Escola desenvolver situações problemas em que os estudantes possam reconhecer estes números no seu cotidiano. Nesta investigação apresenta-se o desenvolvimento de uma Sequência Didática Eletrônica, para o 6º ano do Ensino Fundamental, envolvendo a temática Números Decimais, com atividades relacionadas ao tema Transversal Trabalho e Consumo. A pergunta norteadora é: Quais as possíveis contribuições de uma Sequência Didática Eletrônica implementada no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA) para a potencialização do processo de ensino e aprendizagem da temática Números Decimais envolvendo o tema Transversal Trabalho e Consumo para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental? O objetivo geral dessa investigação é investigar as potencialidades de uma Sequência Didática Eletrônica como estratégia de ensino e aprendizagem para os Números Decimais integrados ao tema Transversal Trabalho e Consumo para o 6º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar este objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: investigar atividades didáticas que envolvam os conceitos de Números Decimais estabelecendo relações com o tema Transversal Trabalho e Consumo para o 6º ano do Ensino Fundamental; construir/desenvolver uma Sequência Didática Eletrônica, com a temática investigada; implementar no sistema informático SIENA o ambiente de investigação, disponibilizando o grafo com a temática investigada, o banco de questões para os testes adaptativos e as sequências didáticas para cada conceito a ser desenvolvido; investigar o desempenho dos estudantes de duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental encontram ao estudar uma Sequência Didática Eletrônica com Números Decimais e investigar as potencialidades frente à Sequência Didática Eletrônica desenvolvida com a temática. A Sequência Didática Eletrônica foi desenvolvida utilizando o Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), que é um sistema inteligente para apoio ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de um conteúdo qualquer. Para isso são necessárias as seguintes ações: desenvolvimento de um grafo dos conceitos a serem abordados com a temática em estudo; Sequência Didática Eletrônica para cada conceito do grafo e o banco de questões para os testes adaptativos para cada conceito do grafo. A abordagem metodológica é qualitativa. A investigação foi desenvolvida em três etapas: levantamento bibliográfico dos aspectos teóricos e didáticos da temática Números Decimais, investigando atividades didáticas relacionadas com o tema Transversal Trabalho e Consumo; implementação do ambiente de investigação no sistema SIENA e o experimento com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Canoas/RS. As perspectivas de análise foram: a análise do perfil dos estudantes, análise do desempenho geral das duplas de estudantes investigados, evidenciando o menor e o maior desempenho nos conceitos estudados; análise individual do desempenho de cada dupla de estudantes e análise da Sequência Didática Eletrônica desenvolvida. Os resultados da Sequência Didática Eletrônica como estratégia de ensino e aprendizagem para o conteúdo de Números Decimais apontam que o conceito de Expressões Numéricas com Resolução de Problemas foi onde os estudantes apresentaram menor desempenho. O conceito de maior desempenho foi o de Situações do Dia a Dia onde os estudantes identificaram e reconheceram os Números Decimais no cotidiano. A partir do desempenho geral das duplas de estudantes , percebe-se que o estudo dos Números Decimais utilizando uma Sequência Didática Eletrônica foi positiva para a construção dos conceitos, proporcionando momentos de reflexão sobre a temática e , uma visão diferenciada, frente às questões de consumo, do valor do trabalho e da própria Matemática. Esta investigação foi desenvolvida dentro do Observatório de Educação - Edital Nº 38/2010/CAPES/INEP, no Projeto Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática visando o Desenvolvimento para o Exercício Pleno da Cidadania desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.