SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE SITUAÇÕES DE RISCO NO SECOND LIFE COMO APOIO A UM CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
Resumo
A educação profissional tem o compromisso de atender às necessidades das indústrias e dos trabalhadores quanto à formação de mão de obra especializada, apta a desempenhar o seu dever seguindo normas de saúde e segurança do trabalho. A utilização de tecnologias da informação e comunicação, especialmente a utilização de ambientes virtuais, pode colaborar nesse processo, enquanto recurso didático, como já vem sendo feito em várias áreas, desde a aviação comercial à dinâmica de pedestres. Neste trabalho, de cunho teórico e descritivo, com enfoque no Design Instrucional, apresenta-se uma proposta pedagógica de utilização do Second Life (SL) como apoio a um curso técnico em mecânica. Devido à experiência do pesquisador como docente no ensino técnico, tendo trabalhado com linguagens de programação e em software de CAD (computer-aided design), optou -se pela construção de um torno virtual que permite simular situações de risco em um processo de usinagem, de forma com o qual o aluno possa compreender melhor as questões relacionadas aos riscos à sua segurança e saúde no trabalho, a que estará submetido em ambientes da indústria mecânica. Os resultados do estudo preliminar ,realizado com a utilização deste experimento no SL, indicaram uma maior conscientização do estudante quanto à utilização do Equipamento de proteção individual.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.