SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE SITUAÇÕES DE RISCO NO SECOND LIFE COMO APOIO A UM CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

Silvio Cesar Viegas

Resumo


A  educação  profissional  tem  o  compromisso  de  atender  às  necessidades  das indústrias  e  dos  trabalhadores  quanto  à  formação  de  mão  de  obra  especializada, apta  a  desempenhar  o  seu  dever  seguindo  normas  de  saúde  e  segurança  do trabalho. A utilização de tecnologias da informação e comunicação, especialmente a utilização  de  ambientes  virtuais,  pode  colaborar  nesse  processo,  enquanto  recurso didático,  como  já  vem  sendo  feito  em  várias  áreas,  desde  a  aviação  comercial  à dinâmica  de  pedestres.  Neste  trabalho,  de  cunho  teórico e descritivo,  com enfoque no  Design  Instrucional,  apresenta-se  uma  proposta  pedagógica  de  utilização  do Second Life  (SL) como apoio a um  curso técnico em mecânica.  Devido à experiência do  pesquisador  como  docente  no  ensino  técnico,  tendo  trabalhado  com  linguagens de  programação  e  em  software  de  CAD  (computer-aided  design),  optou -se  pela construção  de  um  torno  virtual  que  permite  simular  situações  de  risco  em  um processo de  usinagem, de forma com o qual  o aluno possa compreender melhor as questões relacionadas aos riscos à sua segurança e saúde no trabalho, a que estará submetido em ambientes da indústria mecânica. Os resultados do estudo preliminar ,realizado  com  a  utilização  deste  experimento  no  SL,  indicaram  uma  maior conscientização  do  estudante  quanto  à  utilização  do  Equipamento  de  proteção individual.

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