MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA QUESTÃO PARA O 7º ANO

Lúcia Holz Luz

Resumo


A Matemática Financeira é um conhecimento importante, pois, está presente no cotidiano dos alunos e das pessoas em geral. Encontramos este conteúdo nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto no Ensino Médio como no Ensino Fundamental. Esta dissertação trata de uma investigação sobre a Matemática Financeira no Ensino Fundamental, com uma turma do 7º ano de uma Escola Estadual, no município de São Leopoldo/RS. O trabalho teve o objetivo de investigar a importância dada pela professora e os alunos a este conteúdo e quais as dificuldades dos alunos no desenvolvimento do mesmo. Utilizamos como referencial teórico para a pesquisa a Dialética, Dialética Ferramenta-Objeto de Douady, aspectos históricos, documentos e pesquisas sobre a Matemática Financeira. Para se alcançar os objetivos foi desenvolvida uma sequência didática com os alunos e, além disso, foram aplicados questionários inicial e final aos alunos e professora. A sequência didática teve atividades envolvendo os conteúdos de Porcentagem e Juro Simples. A sequência didática foi construída com base na Dialética Ferramenta-Objeto e suas fases. Com o desenvolvimento das atividades e as respostas dos questionários, conseguimos perceber que os alunos e a professora consideram importante este conteúdo, e que a principal dificuldade encontrada, foi operações com números decimais. Houve interesse pelo material por parte dos alunos e a professora da turma considerou o material relevante. Encontramos poucos trabalhos envolvendo o Ensino Fundamental e a Matemática Financeira, mostrando-se um campo fértil para mais investigações.

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