UTILIZAÇÃO DE JOGOS E DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE SEXTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Édila Dutra Da Silva

Resumo


Nos tempos atuais, os professores, ao entrarem na sala de aula, passam a
competir com um mundo inteiro de cores e movimentos representados pela mídia e
pelos recursos eletrônicos aos quais os alunos têm acesso fora da escola. O professor
sente cada vez mais a dificuldade despertar o interesse nos educandos. Existe a
necessidade de procurar formas de tornar as aulas mais agradáveis e criativas, mesmo
não dispondo de recursos eletrônicos ou de materiais de alto custo. Um dos caminhos
tornar as aulas mais participativas é o emprego do lúdico nas mais variadas situações.
Esta pesquisa está voltada para o uso das brincadeiras e jogos, que fazem parte do dia
a dia dos alunos, no cotidiano da sala de aula, tornando as aulas mais divertidas e
interessantes, e estimulando a competitividade de forma saudável. O trabalho foi
realizado com quatro turmas de 6ª série do ensino fundamental, duas no ano de 2002 e
duas no ano de 2003. Nas duas oportunidades houve alternância de metodologias de
trabalho entre as turmas envolvidas. Cada turma teve um período de trabalho
tradicional, seguindo o livro didático e um período de trabalho lúdico, com jogos e
brincadeiras. O rendimento apresentado nas notas das verificações foi de 12,9 a 22%
superior quando se desenvolveu a atividade com o método lúdico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.