O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E A RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES EM MATEMÁTICA DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM PALMAS/TO

Loulou Hibrahim Elias

Resumo


A presente pesquisa teve como objeto de estudo verificar a prática pedagógica em Educação Matemática dos professores do Ciclo de Alfabetização, que participaram do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O problema de pesquisa consistiu na seguinte preocupação: A formação continuada docente em Matemática proposta pelo PNAIC pode levar a uma ressignificação das práticas e dos saberes para atuação de um grupo de docentes de Palmas/TO? O objetivo foi investigar como e se a formação continuada docente proposta pelo PNAIC ressignificou a prática pedagógica em Matemática de um grupo de professores do município de Palmas/TO. Como objetivos específicos essa investigação acadêmica pretendeu: investigar um grupo de professores do Ensino Fundamental, sobre suas concepções e práticas em Matemática antes, durante e posteriormente a sua formação Matemática no PNAIC no que se refere ao trabalho com conhecimentos didáticos e práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula; identificar e analisar como a formação do PNAIC favorece a integração da teoria e da prática na sistematização das atividades pedagógicas desse grupo de professores. Realizou-se uma pesquisa qualitativa junto a um grupo de docentes que atuam na rede pública municipal de educação do município de Palmas, Tocantins, e que atendem ao Ciclo I de Alfabetização, mais precisamente com professores do 3º ano do Ensino Fundamental. Optou-se por utilizar questionários e entrevistas orais, bem como observações das oficinas trabalhadas pelo PNAIC no ano de 2014. Ao finalizar nossa investigação, os resultados apontaram para uma ressignificação e recontextualização de práticas pedagógicas de sala de aula, onde nas entrevistas e nos questionários aplicados os professores externaram que a formação do PNAIC permitiu que eles vivenciassem práticas metodológicas de outros colegas e que estas práticas os ajudaram a mudar suas concepções de como trabalhar a Matemática. Por meio das entrevistas, verificou-se que muitas vezes em nossas escolas, falta investimento em pesquisa, em laboratórios e em materiais didáticos pedagógicos. Analisando os resultados desta pesquisa, pudemos verificar que as práticas didáticas metodológicas dos professores eram quase sempre o uso do livro didático, em atividades impressas e no caderno de atividades. Percebemos que a maioria dos professores participa das formações continuadas, acreditando que as propostas são interessantes, procurando novas formas de aprimorar sua prática docente de sala de aula, tirando dúvidas com outros colegas docentes estando abertos a novas experiências e trocas de saberes. Há a necessidade de uma formação continuada para professores do Ciclo I de Alfabetização, que propicie o contato com teorias de aprendizagem e o uso da experimentação em sala de aula.

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