EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA NA ESCOLA: TRABALHANDO SANEAMENTO BÁSICO

Mariela Valduga

Resumo


O objetivo do presente estudo consiste em analisar as percepções e as concepções dos educadores e educandos em relação ao saneamento básico local por meio da construção de práticas educativas e coletas de dados com a comunidade da escola a partir das referências das matrizes curriculares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para Ciências da Natureza e Humanas. Durante o ano de 2014 foram realizadas atividades com estudantes do 9º do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Sapucaia do Sul, assim como ações junto aos professores, incluindo a coleta de dados a partir de um caderno de questões na qual eram realizados os registros do processo educacional realizado com os estudantes. As práticas educativas incluíram produções textuais a respeito da temática, uma carta retratando reivindicações de moradores de uma cidade fictícia no início do século XIX, a elaboração de frases na língua inglesa e a resolução de problemas com dados do aterro sanitário e da coleta seletiva do município. No caderno do professor foram expressas as estratégias sugeridas pelos docentes para abordar a temática saneamento básico, assim como a autoavaliação sobre o desenvolvimento das atividades visando à construção de um profissional reflexivo em sua prática docente. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram a necessidade de ampliar as concepções dos professores e estudantes em relação ao saneamento básico, já que a maior parcela dos respondentes apontou apenas a questão do esgoto vinculado às questões de saúde, sem agregar os amplos domínios do conceito na atualidade, que incluem o abastecimento de água, a drenagem pluvial, a limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos considerando a saúde pública e a proteção do meio ambiente. As práticas educativas realizadas na escola e o trabalho com os professores contribuíram para o repensar da Educação Ambiental vinculada ao saneamento básico, buscando novas possibilidades de práticas educativas contextualizadas e que atendam aos programas curriculares preconizados para o período, incluindo as matrizes do SAEB para Ciências da Natureza e Humanas.

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