EXPRESSÕES DE PRÁTICA DE UM GRUPO DE ESTAGIÁRIOS COMO EDUCADORES AMBIENTAIS ATRAVÉS DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
Resumo
A Educação Ambiental (EA) nos diferentes níveis de Ensino exige do docente que trabalha a temática socioambiental, habilidades e competências, que estimulem em seus alunos a reflexão crítica e a busca de atitudes positivas em relação ao ambiente. Para que isso seja possível, é necessário que a graduação dos cursos de licenciatura invista em disciplinas onde a dicotomia existente entre a formação teórico-pedagógica que ocorre na Universidade e os desafios encontrados no cotidiano escolar seja minimizada. O presente estudo tem como objetivo investigar como um grupo de estagiários, acadêmicos de um Curso de Ciências Biológica-Licenciatura expressa a sua prática docente como educadores ambientais em seus relatórios de estágio. Para isso, o curso de Ciências Biológicas-Licenciatura de uma Universidade da Grande Porto Alegre-RS, incluiu em sua estrutura curricular a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Ambiental, onde o acadêmico tem a oportunidade de exercer a prática docente, com ênfase na Educação Ambiental em diferentes ambientes de aprendizagem. Sendo assim realizou-se uma análise de cunho documental de 13 projetos desenvolvidos no segundo semestre do ano letivo de 2013. Nos projetos dos estudantes foram analisados os seguintes itens: os planos pedagógicos elaborados e aplicados pelos estagiários; os relatos dos estagiários; a pesquisa sobre o perfil do estagiário (fichas de estágio) e análise das atividades práticas realizadas (situações didáticas) durante o estágio. A análise obteve como resultados que a principal motivação dos professores-estagiários foi a identificação de problemas e/ou oportunidades de intervenção na realidade contexto de problemática socioambiental; constatou-se que o ambiente formal foi o mais utilizado; dentre as disciplinas e eixos envolvidos verificou-se um maior envolvimento nos projetos das disciplinas de Ciências ou Biologia. Apresentaram maior destaque: quanto ao nível de Ensino foi o Ensino Fundamental; a classificação metodológica utilizada nos projetos foi o Estudo de Caso; sobre as motivações dos participantes predominou a intervenção na realidade; entre os objetivos, desenvolver conhecimentos específicos foi o mais citado; quanto ao tema trabalhado, os resíduos sólidos foram os preferidos. A participação dos alunos foi a forma de avaliação mais utilizada. Nesta análise distinguem-se a possibilidade da realização de uma reflexão responsável com uma visão “crítica” das atividades de EA proporcionadas em diferentes ambientes educativos. Espera-se que os resultados e discussões que emergiram desta análise, possibilitem subsídios para investimentos na formação de educadores e na melhoria de futuras práticas de Educação Ambiental.
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