INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA EM XINGUARA/PA

Klayton Moreira Ribeiro

Resumo


O trabalho apresentado investigou o uso das analogias no processo de ensino aprendizagem de Química no ensino médio, tendo como objetivo evidenciar, como os professores fazem o uso do processo analógico em suas aulas, bem como avaliar as contribuições dessa ferramenta para a aprendizagem mais significativa dos alunos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário, apostila e observação. A amostra da pesquisa foi composta por 400 alunos do primeiro ano do ensino médio e quatro professores, sendo apenas 10 alunos de cada turma que resolveram os questionários. Como a investigação observou em que medida as analogias contribuem para o aprendizado, decidiu-se dividir as turmas em dois grupos, cada grupo com cinco turmas, denominadas de turmas A e turmas B, para observar o desenvolvimento das mesmas no que concerne o uso de analogia. A pesquisa foi realizada de forma diferenciada em cada grupo de turmas, pois nas turmas A, os alunos tiveram aulas diferenciadas, em que o professor se utilizou de analogias para trabalhar o conteúdo. Já nas turmas B, a ausência das analogias nas aulas foi intencional para compararmos no final desse processo, os resultados de ambas as turmas. Este trabalho apresentou em seu caráter investigativo as abordagens qualitativas e quantitativas, a fim de verificar tanto a compreensão desse fenômeno social, como para descrevê-lo através do uso dos dados coletados. O modelo usado na realização da pesquisa foi o TWA. Os resultados apresentados evidenciam uma diferença acerca do aprendizado entre as turmas A e B. Notou-se que as turmas que utilizaram analogias tiveram um desenvolvimento bastante satisfatório, o que indica que as analogias apresentam um grande potencial como caráter metodológico, entretanto, alguns dados pontuados alertam para o fato de que esse mecanismo precisa ser bem articulado pelo professor para que funcione como estratégia eficiente, respeitando assim seus limites e potenciais desvantagens.

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