AS POTENCIALIDADES DO USO DO SOFTWARE SCRATCH PARA A CONSTRUÇÃO DA LITERACIA DIGITAL

Ramon dos Santos Lummertz

Resumo


Esta dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática versa sobre as potencialidades do uso do software de programação Scratch para a construção da Literacia Digital por meio do Pensamento Computacional. Para situar a pesquisa entre as demais já feitas na área foi elaborada uma revisão de literatura com artigos, dissertações e teses que tratam do uso do Scratch no âmbito da Educação, em especial, na Educação
Matemática. Como principais referenciais teóricos, foram abordadas as ideias Construcionistas, a Literacia Digital, o Pensamento Computacional e Lógica de Programação. A intervenção foi conduzida numa perspectiva qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram oito alunos do quarto ano do ensino fundamental da Escola Fundamental Zona Sul, situada em Torres-RS. Para a produção de dados foi proposto seis encontros que ocorreram em turno inverso e visavam a construção de jogos eletrônicos. Os dados analisados foram produzidos por meio de gravações de vídeo, áudio e tela dos
computadores utilizados na pesquisa. Para a análise optamos por dividir as gravações em episódios e excertos, com o foco em buscar indícios para responder a pergunta diretriz,
dada pelo questionamento: Quais as potencialidades do uso do software de programação Scratch na constituição de aspectos relacionados à Literacia Digital e ao Pensamento Computacional por meio da construção de jogos eletrônicos com alunos de quarto ano do Ensino Fundamental? Os resultados apontam três grandes aspectos: possibilidades frente à Literacia Digital, potencialidades frente à construção do
Pensamento Computacional e potencialidades frente à associação com conteúdos programáticos de Matemática propostos nos PCN. Em particular, encontramos indícios
de que as habilidades da Literacia Digital são miscíveis e uma habilidade complementa ou fortalece outra. Entendemos que o conjunto delas não só permite, como também pode potencializar a capacidade que as crianças têm de articular a sua compreensão sobre a maneira de interagir com as TD que as cercam. Observamos, também que a Literacia Digital pode ser potencializada pelos conceitos e práticas do Pensamento Computacional, que, por sua vez, também potencializam a construção da Literacia Digital, pois encontramos indicativos de que os conceitos do Pensamento Computacional regularmente se fazem presentes nas tarefas propostas aos estudantes. Por fim
observamos que o uso do plano cartesiano, o reconhecimento e utilização de unidades usuais de medida, o trabalho com números racionais, a ampliação do repertório básico
das operações com números naturais, a comparação e ordenação de números racionais na forma decimal, a coleta, organização e descrição de dados são conteúdos matemáticos que se fazem presente nas análises.


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