RELAÇÕES ENTRE A LITERACIA DIGITAL E O AMBIENTE SCRATCH: UM OLHAR POR MEIO DE PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS COM ALUNOS DO SÉTIMO E OITAVO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A presente dissertação tem por objetivo investigar a relação entre Literacia Digital e Matemática por meio da construção de jogos eletrônicos. Como pergunta diretriz, assumimos o seguinte questionamento: Como se mostra a relação entre Literacia Digital e a Matemática na construção de jogos eletrônicos? Em consequência da pergunta diretriz, o paradigma metodológico assumido foi o qualitativo. Na busca por respostas, embasamo-nos, principalmente, nas ideias construcionistas de Papert e na Literacia Digital de Jenkins. Procuramos identificar as habilidades de jogar, desempenho, simulação, apropriação, multitarefa, cognição distribuída, inteligência coletiva, julgamento, navegação transmídia, networking e negociação nos dados produzidos, associando esses dados com a construção de aspectos matemáticos, que apareceram em forma de ideias e conceitos. A produção de dados aconteceu por meio da construção de jogos eletrônicos durante uma oficina. Ao todo, foram quatro encontros de duas horas cada. Os sujeitos da pesquisa foram 15 alunos do sétimo e do oitavo ano. Os dados principais foram obtidos por meio da captação de vídeo e áudio utilizando o software Camtasia. Esses dados foram transcritos e organizados por meio de episódios, que são “histórias” construídas com base nas ações e discussões feitas pelos alunos. A análise dos episódios construídos buscou indícios das habilidades trazidas por Jenkins e da construção de aspectos matemáticos. Como principais resultados parciais, encontramos indícios das habilidades de simulação, apropriação, inteligência coletiva, multitarefa, navegação transmídia e cognição distribuída. Baseado em nossa análise, entendemos que a construção dessas habilidades esteve relacionada com aspectos matemáticos como plano cartesiano, conjunto dos números inteiros, reta numérica, variáveis, porcentagem e sinais matemáticos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.