CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA SOBRE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO COMPARATIVA ENTRE AS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUA RELEVÂNCIA NO ENSINO E NA SOCIEDADE
Resumo
No contexto do Ensino Médio atual, a relevância do ensino de Química é indubitável,
pois participa de forma dinâmica de nosso cotidiano, nas estruturas dos organismos,
nos utensílios, na alimentação, nos medicamentos e nos demais componentes de
nossa vivência material. Sua inserção no ensino formal está ligada às DCNEM e busca
o desenvolvimento de cidadãos ativos socialmente, que façam suas escolhas por meio
de seus conhecimentos e desenvolvam senso crítico. O presente trabalho buscou
investigar de maneira comparativa as concepções dos alunos no decorrer do Ensino
Médio Politécnico de uma escola da Rede Pública Estadual no município de Canoas-
RS, sobre os conhecimentos químicos adquiridos na escola e qual suas influências
nas asserções de valor na vida em sociedade, além de seu papel no cotidiano das
pessoas. A pesquisa procura verificar se há evolução das concepções dos estudantes
com o passar dos anos de Ensino Médio. Nesse sentido, por meio da associação entre
o método qualitativo e quantitativo, foi realizada a coleta e análise dos dados para
então discorrer sobre os resultados e fazer inserções pertinentes. Foram utilizados
nesse processoa Pesquisa com Métodos Mistos incluindoa Análise de Conteúdo e
Análises Estatísticas Descritiva e Inferencial. Entendeu-se que os alunos do Ensino
Médio demonstram uma evolução no estabelecimento de relações entre a química e
suas experiências de vida, remetendo a um progresso de suas concepções sobre os
conhecimentos químicos. O trabalho buscou fornecer subsídios aos professores de
Química, com vistas às melhorias nas práticas de ensino, trazendo discussões sobre
como fazer a contextualização do ensino de Química e seu currículo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.