PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE BARREIRAS, BAHIA
Resumo
Diante dos avanços tecnológicos atuais, das dificuldades enfrentadas na Educação de Jovens e Adultos e dos desafios enfrentados por professores de Matemática, direcionou-se a pesquisa para investigar como ocorre, na prática docente, a articulação dos pressupostos de documentos oficiais da Educação de Jovens e Adultos e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por professores de Matemática do Ensino Fundamental II, em Barreiras/BA. Para a realização da pesquisa, contou-se com a participação e colaboração de duas professoras da rede municipal de ensino. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, na qual utilizou-se, para a coleta de dados, instrumentos como entrevista e aplicação de atividades com o uso do computador. Para a análise dos dados, os objetivos foram tomados como categorias. Na categoria I agrupou-se os conteúdos matemáticos presentes no Plano de Estudos de Matemática do Ensino Fundamental II, na categoria II foram analisados os pressupostos sobre o uso de TIC no ensino da Matemática presentes nos documentos oficiais da EJA e, na categoria III, analisou-se a percepção dos professores de Matemática da EJA em relação ao uso das TIC no processo de ensino. Os pressupostos analisados seguem uma sequência que tem início com a proposta curricular elaborada pela Coordenação Geral de Educação de Jovens e Adultos – COEJA e, segue com a proposta curricular do município de Barreiras para a EJA. A pesquisa evidenciou a falta de uma normatização que melhor direcione a Educação de Jovens e Adultos no município de Barreiras, visto que os documentos encontrados na Secretaria Municipal de Educação, com os pressupostos oficiais, encontram-se inacabados e, nas duas escolas pesquisadas, o Projeto Político Pedagógico não menciona a modalidade – Educação de Jovens e Adultos. Percebeu-se, também, a necessidade de mais pesquisas que englobem Matemática, Tecnologias de Informação e Comunicação e EJA.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.