A COMPETÊNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM EXPERIMENTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta pesquisa tem por finalidade investigar se os alunos do 9° ano do Ensino
Fundamental possuem desenvolvida a competência de resolução de problemas que
envolvem o pensamento algébrico, nos conteúdos de equações de 1º grau e
sistemas de equações de 1º grau, sendo esse um dos temas de estudo do GECEM
– Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática, do qual o pesquisador
autor desse trabalho faz parte. Para isso foram aplicados testes adaptativos, no
sistema SIENA - Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem, com problemas
matemáticos que, para resolução, é necessário utilizar os conteúdos referidos, além
das habilidades algébricas necessárias para resolvê-los. O SIENA, é um sistema
informático desenvolvido pelos pesquisadores participantes do grupo de pesquisa
GECEM da ULBRA e o grupo de Tecnologias Educativas da Universidade de La
Laguna, Tenerife, Espanha. Os resultados das aplicações dos testes adaptativos,
com 30 alunos do nono ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede
estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, do município de Porto Alegre,
tornaram possível constatar que os alunos apresentaram dificuldades nos tópicos
que envolviam sistemas de equações. Nos demais tópicos, os alunos obtiveram um
bom desempenho, atingindo os objetivos propostos, demonstrando, assim, que
possuem desenvolvida a competência de resolução de problemas que envolvam, na
sua resolução, pensamento algébrico com os conteúdos de equação do 1º grau e
sistemas de equações do 1º grau. O SIENA mostrou-se eficiente no
desenvolvimento dos testes adaptativos, contribuindo para a identificação das
dificuldades dos alunos e na apresentação de possibilidade de recuperação dos
tópicos em que apresentaram dificuldades. Essa dissertação teve apoio da Capes
com uma bolsa taxa ao pesquisador.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.