DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Canoas
Resumo
A formação inicial de professores de Matemática, diante dos desafios da Educação Básica e das
necessidades da sociedade na contemporaneidade, requer processos formativos que
possibilitem a ocorrência de ambientes/cenários de discussão, de investigação e de reflexão
sobre e para o Design e a resolução de problemas com a utilização de Tecnologias Digitais na
Educação Matemática, que contribuam para que os futuros professores produzam
conhecimentos. Dessa forma, buscou-se realizar uma investigação que contribuísse para esse
processo e que possibilitasse responder à questão: Como se apresenta o processo de Design de
problemas com a utilização das Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de
Matemática? Para isso, delimitou-se como objetivo geral investigar por meio do Design de
problemas com a utilização das Tecnologias Digitais, quais aspectos matemáticos,
metodológicos, tecnológicos e relativos à abordagem de temas de relevância social que se
apresentam na formação inicial de professores de Matemática. No intuito de atingi-lo,
construiu-se um referencial teórico que abrange aportes acerca da formação inicial de
professores de Matemática no cenário contemporâneo, em que são apontados indicativos sobre
as perspectivas da resolução de problemas, da utilização das Tecnologias Digitais e do Design
que, ao serem associadas por meio do Design de problemas com a utilização das Tecnologias
Digitais, podem potencializar a produção de conhecimentos matemáticos, metodológicos,
tecnológicos e acerca de temas de relevância social na formação dos futuros professores. Além
disso, apresentam-se subsídios teóricos relativos às perspectivas metodológicas da resolução de
problemas, da utilização das Tecnologias Digitais e do Design no contexto educacional e na
Educação Matemática. O paradigma metodológico adotado na investigação foi o qualitativo,
cujo método utilizado foi o estudo de caso, uma vez que se optou por realizar um experimento
com licenciandos de Cursos de Matemática e, para isso, foi desenvolvido um Curso de Extensão
denominado Design de problemas com a utilização de Tecnologias Digitais na Educação
Matemática, ofertado na modalidade presencial pela ULBRA-campus Canoas-RS. Esse Curso
teve 40 horas de duração, constituindo-se como um ambiente/cenário de investigação para a
obtenção dos dados. Nele foram propostas atividades com a intencionalidade que os
licenciandos vivenciassem experiências que potencializassem as discussões, as investigações e
as suas reflexões quanto à resolução de problemas com a utilização das Tecnologias Digitais na
Educação Matemática, sendo essas perspectivas vinculadas ao Design de problemas com a
utilização das Tecnologias Digitais. Para coletar os dados, foram utilizados os instrumentos:
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observações, entrevistas, questionários; e para o registro, gravações de áudio e vídeo e o
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, onde foram propostas as atividades aos
participantes, tanto nos encontros presenciais como não presenciais do Curso. Na descrição e
análise dos resultados obtidos foi possível compreender que a proposta de formação
implementada por meio da realização do Curso de Extensão possibilitou aos licenciandos,
individual e colaborativamente, a realização de várias etapas no processo de Design dos
problemas, que contribuíram para que produzissem conhecimentos como futuros professores
de Matemática. No decorrer do Curso foram produzidos quatro problemas do tipo aberto e
contextualizados, a partir da abordagem de um tema ligado à prática de consumo. O tema
escolhido contribuiu para que cada grupo de licenciandos discutisse, (re)pensasse e tomasse
decisões pedagógicas relativas às Tecnologias Digitais que seriam utilizadas para atingir os
objetivos pretendidos e os conhecimentos prévios, em especial matemáticos, que seriam
evidenciados e/ou que poderiam ser aprendidos através da resolução do problema. A solução
de cada problema produzido por outro grupo de licenciandos favoreceu a discussão e a reflexão
entre os designers, o que incidiu na tomada de novas decisões e implementações na primeira
versão do mesmo, entre três dos quatros grupos de trabalho. O planejamento e realização da
prática pedagógica, em que cada problema produzido foi proposto e resolvido por alunos da
Educação Básica, propiciaram a discussão, investigação e reflexão sobre as limitações e
potencialidades que a perspectiva metodológica do Design de problemas com a utilização das
Tecnologias Digitais pode proporcionar à Educação Matemática. Desse modo, com as
experiências de designer e professor, os licenciandos tiveram a oportunidade de consolidar
conhecimentos, no que se refere a aspectos matemáticos, metodológicos, tecnológicos e acerca
da abordagem de temas de relevância social, visto que foram proporcionados meios para a
ocorrência de um processo formativo que privilegiou a relação teórico-prática e a produção de
conhecimentos, na maior parte desse processo, de forma integrada.
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