ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DA GEOMETRIA SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO DO CONHECIMENTO E DA INSTRUÇÃO MATEMÁTICA
Resumo
Apresentam-se, aqui, resultados e reflexões em torno de uma investigação que teve como foco o desenvolvimento e implementação de uma proposta de estudos de recuperação para a Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS). A investigação foi estruturada em seis etapas, sendo as iniciais dedicadas ao estudo e aprofundamento teórico das temáticas a serem discutidas, como também a concepção, planejamento e construção da proposta de estudos de recuperação e, as etapas finais, referentes à implementação e análise desta proposta. A proposta de estudo desenvolvida buscou retomar conceitos, definições, propriedades e procedimentos pertinentes a Geometria trabalhada ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental, contemplando os seguintes tópicos de estudo: Figuras Geométricas, Ponto, Reta e Plano, Polígonos, Ângulos, Simetria, Área e Perímetro, Volume de Sólidos, Congruência e Semelhança, Teorema de Tales e Pitágoras, Relações Métricas no Triângulo Retângulo, Círculo e Circunferência. O trabalho em torno destes tópicos foi planejado levando em consideração as indicações oficiais para o ensino da Geometria, pesquisas na área e os aportes teóricos do EOS. No que se refere a estrutura dos materiais de estudos, os mesmos foram construídos no Power Point, visando integrar tanto o uso das Tecnologias Digitais, por meio de atividades, jogos online, objetos de aprendizagem, vídeos, animações e uso de softwares, como também, atividades de construção, manipulação e a resolução de problemas. A proposta de estudo foi implementada junto a grupo de 15 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal do Município de São Leopoldo/RS, em encontros realizados no laboratório de informática da escola, quando então os estudantes trabalharam nos materiais de estudos. A fim de captar e registrar os dados produzidos ao longo da investigação, a pesquisa contou com a observação participante da pesquisadora, registros em áudio e vídeo, produção dos estudantes, entrevista com a professora titular e questionário aos estudantes, articulados no contexto de uma pesquisa de base qualitativa. A análise dos resultados alcançados com o desenvolvimento e implementação da proposta de estudo foi realizada tomando como referência os pressupostos do EOS, principalmente, na Idoneidade Didática e suas dimensões. Assim, produziu-se uma análise com um olhar tanto para a idoneidade do material disponibilizado, no que se refere a sua potencialidade frente a produção de conhecimentos no âmbito dos tópicos desenvolvidos, dos recursos utilizados e da sua consonância ao que está estabelecido nos documentos oficiais (parâmetros e diretrizes curriculares), como também, para os significados pessoais alcançados pelos estudantes frente ao material e as interações produzidas durante o estudo. As análises produzidas apontam que, em geral, a proposta atende aos pressupostos estabelecidos pelo EOS, no que se refere as dimensões epistêmica e cognitiva. As maiores fragilidades encontram-se nos argumentos e síntese, tanto no que se refere ao material produzido como também nos significados estabelecidos pelos estudantes. Já as dimensões interacional, emocional, ecológica e mediacional atingiram altas idoneidades em grande parte dos seus componentes e indicadores, ressaltando-se as interações entre os estudantes, com o material e a pesquisadora, como também, o interesse no estudo e a diversidade de recursos utilizados nos materiais de estudos. Apontam-se como considerações que a proposta de estudos de recuperação desenvolvida foi implementada satisfatoriamente, contemplando aspectos do EOS, como também, possibilitando aos estudantes uma forma de estudo diferenciada, onde cada um tem a possibilidade de seguir o seu ritmo de aprendizagem, retomando conceitos, procedimentos e definições, visando a superação de dificuldades e de conflitos semióticos.
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