CONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO

MARIA ELAINE DOS SANTOS SOARES

Resumo


O conhecimento específico e pedagógico do conteúdo dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem sido foco de questionamentos e investigações, tanto na área de Educação quanto na de Educação Matemática. Porém, o tema ainda suscita inquietações, entre os investigadores e os professores em atuação. Nesse contexto, apresenta-se, aqui, uma pesquisa que tem por objetivo investigar os conhecimentos didático-matemáticos mobilizados por um grupo de professores que ensinam Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede pública municipal de Pelotas, em um processo de formação continuada, na perspectiva do Enfoque Ontosemiótico. Do objetivo geral, derivam os seguintes objetivos específicos: investigar a formação profissional de um grupo de professores que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que atua nas escolas municipais de Pelotas, região sul do Rio Grande do Sul; investigar que conhecimentos didático-matemáticos para o ensino são de domínio desses professores e as dificuldades por eles enfrentadas, em relação ao que ensinar e como ensinar; pesquisar o papel da experiência na constituição do conhecimento didático-matemático do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. A pesquisa, que tem caráter qualitativo, se desenvolveu junto a um grupo de professores do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental, em duas etapas: a primeira ocorreu com um grupo formado por vinte e cinco professoras, em encontros de formação continuada, sendo de caráter formativo e investigativo; a partir desse grupo, foram estabelecidos os conteúdos matemáticos a serem desenvolvidos: frações e números decimais. A segunda fase, considerada como aprofundamento da pesquisa, ocorreu no ambiente escolar com quatro docentes, tendo o mesmo propósito da primeira fase. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários, documento de pesquisa exploratório sobre o conhecimento didático-matemático do professor referente ao conteúdo de frações e números decimais, observação participante e análise documental. Teoricamente, o trabalho desenvolvido toma como referência a noção de Idoneidade Didática proposta pelo grupo de pesquisa liderado por Juan Godino, no contexto do Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática e a experiência docente como fonte de conhecimento amparado em Maurice Tardif. Considera-se que a Idoneidade Didática, constituída de seis dimensões (epistêmica, cognitiva, afetiva, mediacional, interacional e ecológica), é um instrumento teórico propício para a análise de propostas educativas, que pode ser aplicado na elaboração e no desenvolvimento de programas de formação de professores. Porém, na investigação produzida, foram tomadas quatro dessas dimensões: epistêmica, cognitiva, mediacional e interacional. A partir dos dados obtidos, inferiu-se que as professoras do grupo têm formação compatível com a mínima exigida para o exercício da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Magistério e Licenciatura em Pedagogia). As análises apontaram para baixa idoneidade epistêmico-cognitiva, pois as docentes mostraram dificuldades relacionadas ao conhecimento específico do conteúdo de frações e números decimais. Com relação à dimensão mediacional, as professoras apresentaram média idoneidade, pois, embora utilizem recursos manipulativos na prática docente, apresentam dificuldades na utilização de tecnologias digitais, relevante para a melhoria na idoneidade mediacional. Com relação à dimensão interacional, a análise produzida permitiu inferir média idoneidade, devido à apresentação do conteúdo de frações não contemplar diferentes formas de representação, indicador apontado para essa idoneidade. Por fim, foi possível identificar que a experiência do professor contribui, positivamente, para o conhecimento didático-matemático, ratificando Maurice Tardif, quando se refere à experiência como elemento chave na formação da identidade profissional.

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