MICROMUNDOS, ARTEFATOS, BRICOLAGEM E MATÉTICA: A CIÊNCIA DE DADOS E SEUS POSSÍVEIS CAMINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ISADORA LUIZ LEMES

Resumo


A presente dissertação tem por objetivo Investigar as potencialidades do uso de Ciência de Dados no ensino de Ciências e Matemática, através do desenvolvimento de uma pesquisa que se deu em três momentos. A cada um dos momentos, foi atribuída uma pergunta de pesquisa diferente, são elas: Qual a relação existente entre Big Data e as Plataformas Adaptativas no ensino, que justifiquem a correlação entre os termos no buscador Google? para o primeiro momento, Como atividades de buscas de termos no Google Trends podem contribuir para que as concepções científicas de alunos de uma turma de curso superior se desenvolvam? para o segundo e Quais artefatos podem ser criados no micromundo RStudio visando contribuir para o Ensino de Ciências e Matemática através de recursos úteis em Ciência de Dados? para o terceiro. A metodologia adotada foi definida em acordo com os respectivos momentos, sendo caracterizada em sua grande parte, por métodos quantitativos (Teste t) ou de cunho exploratório. Partiu-se de uma observação de abordagens que estão sendo adotadas e de formas pelas quais se pode aliar a Ciência dos Dados ao ensino das Ciências e da Matemática. A intenção foi de propor intervenções que possam ser tomadas no processo de aprendizagem de discentes, já que o modelo educacional no qual estamos inseridos acompanha de forma lenta estas mudanças, representando atrasos que poderão prejudicar seriamente aqueles sujeitos que nele estão incluídos, visto que suas observações e vivências deveriam ser consideradas no processo da construção de seu conhecimento, o que acaba acontecendo apenas em algumas realidades e em outras, segue dando espaço a ambientes que estimulam apenas a reprodução de conceitos arrebatados dos livros didáticos ou de outras mídias. Isto acaba não promovendo questionamento real, tampouco motivando que os discentes tenham condições de se perceberem possíveis criadores do conhecimento, tornando-os meros repetidores fieis daquilo que leem. Baseamo-nos no Construcionismo de Seymour Papert e por isto exploramos em todos os momentos os conceitos de Micromundos, Artefatos, Bricolagem e Matética. Os resultados encontrados indicaram que há possibilidade de aliar Ciência de Dados ao Ensino de Ciências e Matemática, considerando todos os contextos ou momentos, ocorridos ao longo desta pesquisa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.