INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: UMA INVESTIGAÇÃO ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA Canoas,

LIVIA FERREIRA PAIM DA SILVA

Resumo


Esta dissertação tem por objetivo apresentar a pesquisa realizada em uma escola de Educação Profissional, que possui o Programa Jovem Aprendiz, com a proposta de investigar como os alunos com deficiência (re)articulam conhecimentos matemáticos para o mercado de trabalho. Nesse contexto, buscou-se inspiração em Metodologias Ativas por valorizar estratégias diversificadas de ensino, na Educação Profissional por direcionar o sujeito para a sua atuação produtiva na sociedade e na Educação de Adultos, além de relacionar a Educação Matemática Crítica, com o intuito de conectar os saberes adquiridos às potencialidades dos aprendizes para o mercado de trabalho. Ao longo da pesquisa, utilizou-se um Laboratório de Aprendizagem (LA) a fim de oportunizar aos participantes a vivência em situações de aprendizagem que evidenciassem suas competências e habilidades matemáticas como as relações lógico-matemáticas, de contagem, de comparação, de proporção, de quantidades, de classificação e de memorização. A metodologia da pesquisa contemplou a abordagem qualitativa, envolveu 6 (seis) participantes e a própria pesquisadora. A coleta de dados constitui-se de três fases principais: a investigação dos conhecimentos matemáticos dos participantes com atividades que apresentassem as competências já adquiridas, a organização do espaço com a interação em ações de precificação/exposição e a abertura do LA para a vivência das atividades de rotina de trabalho. A partir da análise dos dados, constatou-se a presença da matemática em diferentes condições de aprendizagem, além de cooperar com o desempenho dos participantes, impactando em sua motivação e envolvimento com a pesquisa. Ademais, identificou-se que a atuação e o interesse com as atividades práticas evidenciaram as potencialidades dos participantes, colaborando para desencadear mudanças em relação às suas competências valorizadas pelo mercado de trabalho.

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