COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO X FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Kátia Fonseca Soares

Resumo


Um tema recursivo no uso do computador no ensino é a forma como esta
tecnologia está sendo efetivamente utilizada em sala de aula. Apesar da parcial
disseminação destas tecnologias, uma questão sempre em aberto é como os
professores estão integrando-a com o currículo, e subseqüentemente, com sua
práxis didática.
Neste trabalho relatamos uma investigação exploratória qualitativa sobre
a formação do professor para o efetivo uso dos computadores nas escolas.
Procuramos utilizar pressupostos metodológicos que possibilitem o transporte
das conclusões obtidas para outros ambientes educativos.
Concluímos que os principais problemas detectados referem-se à infraestrutura
física, bem como à falta de recursos de pessoal qualificado para
manutenção dos computadores; falta de formação, tanto nos cursos de
licenciatura, como nos cursos de formação em serviço específica para o uso de
computadores; e, com relação ao ensino de ciências e matemática, em particular,
uma dificuldade adicional ocorre devido à falta de um modelo funcional de como
integrar estas tecnologias ao currículo e a práxis didática dos professores desta
área.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.