O REFORÇO ESCOLAR COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

DENISE SANTOS DE SOUZA

Resumo


Estratégias de ensino que visem a melhora da aprendizagem dos alunos se fazem muito importantes, uma vez que as dificuldades de aprendizagem são cada vez mais frequentes. Em relação ao ensino de Química, grandes são as dificuldades de muitos alunos para entender os conteúdos. Nesse contexto, surge o reforço escolar como alternativa educacional para o auxílio da aprendizagem da Química. Diante disso, a presente pesquisa desenvolveu uma investigação, através de um estudo de caso, acerca da utilização do reforço escolar como ferramenta metodológica de auxílio na aprendizagem da Química no Ensino Médio. Fundamentados no problema central da pesquisa: “Qual a relação entre as dificuldades de aprendizagem e a relevância da utilização do reforço escolar como ferramenta metodológica auxiliar para sanar as dificuldades no ensino de Química do ensino médio?”, se buscou averiguar as dificuldades de aprendizagem gerais e em relação ao ensino da Química, concomitantemente com a investigação acerca da relação ao reforço escolar como estratégia de ensino. A pesquisa foi realizada no município de Viamão-RS, em uma escola particular que possui um núcleo de apoio pedagógico onde disponibiliza aulas de reforço escolar para os estudantes com dificuldades de aprendizagem. Participaram do estudo 138 sujeitos, sendo eles: a coordenação da escola, os professores do ensino regular e de reforço escolar, os pais/responsáveis pelos alunos e os estudantes. Considerando a magnitude do tema abordado e os diversos fatores que a ele estão relacionados, utilizou-se uma abordagem baseada em métodos mistos. Para a coleta dos dados dos participantes foram utilizados questionários como instrumento de pesquisa. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e análise textual discursiva, sendo estas técnicas características e fundamentais das abordagens quantitativas e qualitativas do estudo. Os resultados evidenciam que as dificuldades de aprendizagem são uma realidade, sendo estas atribuídas a diversos fatores. Dentre as medidas adotadas para reverter o baixo desempenho pelos alunos, o reforço escolar foi amplamente mencionado pelos participantes. Em relação às dificuldades de aprendizagem da Química, verificou-se que os estudantes possuíam dificuldades em relação ao entendimento dos conteúdos, sendo estas, associadas a diversos fatores. No que tange os conteúdos abordados no ensino médio, o estudo da estequiometria foi o tema em que os alunos afirmaram ter maiores dificuldades de entendimento, e consequentemente, aprendizagem. Pode-se perceber, ainda, que muitos dos estudantes fazem, ou já fizeram aulas de reforço escolar para aprender os conteúdos da Química. A quase totalidade dos estudantes afirmou que o reforço escolar auxilia na aprendizagem da disciplina, contudo, o uso desta ferramenta não garante um maior desempenho escolar, estando assim evidente que a utilização do reforço escolar não é o único determinante na aprendizagem, sendo necessárias mais investigações acerca da temática.

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