METAIS PESADOS COMO TEMA GERADOR NA METODOLOGIA PARA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO TABELA PERIÓDICA Canoas,
Resumo
O trabalho investigou o uso de temas geradores como uma estratégia para motivar a aprendizagem do conteúdo “tabela periódica”. Como objetivo principal verificou a viabilidade de se utilizar metais pesados encontrados nas águas do estuário do rio Sergipe como tema gerador da metodologia para a aprendizagem do conteúdo da tabela periódica, para o processo de ensino e aprendizagem de Química do 1º ano do ensino médio do Instituto Federal em Sergipe (IFS) em Aracaju-SE. De forma especifica se analisou como os livros didáticos de Química adotados no Ensino Médio do IFS abordam o conteúdo tabela periódica, qual a metodologia adotada pelos professores de Química para trabalhar o processo de aprendizagem deste conteúdo, quais os principais problemas que prejudicam o rendimento da aprendizagem do conteúdo da tabela periódica, na visão do professor de Química e dos alunos e, o desenvolvimento de competências como leitura, produção e análise de dados com a aplicação da metodologia baseada no estudo dos metais pesados encontrados nas águas do estuário do rio Sergipe. Para a coleta das informações necessárias os instrumentos utilizados foram questionários com questões abertas, análise dos livros didáticos, visitas ao Rio Sergipe e aulas teóricas no IFS para analisar os resultados das coletas, para uma melhor aprendizagem e motivação do conteúdo “tabela periódica”. Participaram da pesquisa 05 professores de Química e 145 alunos de cinco turmas do 1º ano do ensino médio, do turno matutino. Estes participaram tanto das visitas ao Rio Sergipe, como das aulas teóricas. Com a investigação dos livros didáticos adotados no Ensino Médio do IFS, de como trabalham o processo de aprendizagem do conteúdo da tabela periódica, foram encontrados exemplos de aplicações no conteúdo, na ilustração dos elementos da tabela periódica disponível no livro “Química na Abordagem do Cotidiano – Química Geral e Inorgânica”, que foi o único livro com uma relação de exercícios para facilitar a compreensão do tema. Não foi encontrada outra metodologia diferenciada nos livros. A experimentação não é sugerida nos livros em estudo. Sobre a metodologia adotada pelos professores de Química para trabalhar o conteúdo, esses se utilizam de projeção da tabela no quadro, processo de repetição das propriedades, símbolos, grupos e períodos, uso do lúdico, recursos dinâmicos e jogos inteligentes com a construção da tabela. Tanto para professores como para alunos, o principal problema para o rendimento da aprendizagem do conteúdo “tabela periódica” é o fato de que se trata de um conteúdo complexo, de difícil contextualização para o aluno. A pesquisa identificou que, através da metodologia com temas geradores, é possível trabalhar o debate consciente como forma de promover mudanças de atitudes no que diz respeito às questões ambientais e no estudo dos metais pesados encontrados nas águas do estuário do Rio Sergipe e, sobre a viabilidade da proposta metodológica de trabalhar o conteúdo “tabela periódica” com a utilização desses metais pesados como tema gerador na metodologia da aprendizagem de tal conteúdo, a proposta foi considerada, tanto pela totalidade dos professores (100%) como para maioria dos alunos (80%) como sendo uma metodologia válida.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.