UM ESTUDO A PARTIR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO EM NOVO HAMBURGO/RS: RELAÇÕES DE CONTEXTO HISTÓRICO NO CURRÍCULO ESCOLAR Canoas,

FERNANDO LUÍS DE ROSSO

Resumo


Esta Pesquisa, tem como tema: um estudo feito a partir da Disciplina de Matemática no Currículo de um Curso Técnico na cidade de Novo Hamburgo/RS. Ela disserta sobre as relações de Contexto Histórico no Currículo Escolar, que foram subsidiadas pelos estudos acerca da História das Disciplinas e, das Instituições Escolares, que teve por objetivo o entendimento das finalidades do Ensino da Matemática e da aproximação de Currículo, onde foram evidenciadas concepções que deram corpo e contribuíram para que a pesquisa pudesse evoluir. Ao mesmo tempo, a história do Brasil e do Rio Grande do Sul entrelaçaram-se no estudo, visto que, mudanças sociais e econômicas a nível nacional acabaram por influenciar nas transformações das grades curriculares e dos objetivos do Ensino Técnico durante o período investigado. A delimitação do intervalo de tempo serviu para que, na posse de material de pesquisa, fosse possível proceder com a análise historiográfica revisitando pistas, rastros e demais formas que proporcionaram melhor entendimento da ideia inicial. O conceito de Hermenêutica de Profundidade serviu de apoio, auxiliando em nossas análises e na compreensão, a medida que estas mudanças foram acontecendo. Para o desenvolvimento do tema proposto, foram coletados materiais junto ao Acervo Histórico da Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e, de posse deste material de pesquisa, procedeu-se a análise e, por fim, a escrita da dissertação. Constatamos por meio das análises que, aspectos sociais, campos de conhecimento e modelos econômicos adotados agiram sobre o currículo e, por sua vez, implicaram em mudanças no contexto escolar. Portanto, entedemos que este trabalho apresenta conteúdo relevante para a pesquisa e o desenvolvimento de estudos no Ensino da Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.